domingo, 6 de dezembro de 2009

MISSÕES DIOCESANA E ANO MISSIONÁRIO DIOCESANO DE PAULO AFONSO

Por Josivan Ribeiro

Em 2001, a Igreja – depois ter realizado o ano Jubilar – lança o projeto “Ser Igreja no Novo Milênio” que espelhado no trabalho de Cristo com seus apóstolos, busca difundir a todas as criaturas o evangelho do Reino de Deus. A Diocese de Nossa Senhora de Fátima (Paulo Afonso-Ba) entra nesse mar e lança as redes para águas mais profundas e adere com ardor missionário a esse projeto da Igreja.
Foram três anos de formação (2001, 2002, 2003), com encontros realizados nos Zonais da Diocese, e um realizado na sede (Paulo Afonso) no último ano do projeto. Para esses encontros eram escolhidos “12” membros de cada paróquia os representavam os 12 apóstolos de Cristo. Desses encontros eram feitos repasses nas paróquias e nas comunidades com um número maior de membros, escolhendo “72” participantes representando os 72 do evangelho de Lucas.
Em paralelo a esse projeto, a Diocese de Paulo Afonso intensifica sua missão e lança o Projeto Missionário Diocesano, que teve todo o apoio do então bispo D. Esmeraldo Barreto, que foi sagrado e empossado bispo naquele ano. O projeto deu certo e foi criada uma comissão para coordenar e articular as missões na Diocese.
De 2000 até aqui, já foram visitadas quase todas as paróquias da Diocese. Nesse ano as Missões serão realizadas na Paróquia de Santo Antônio (Nova Glória-Ba), com uma novidade ainda maior: será lançado o Ano Missionário Diocesano em 3 de janeiro de 2010, quando também se inicia as missões em Nova Glória, mergulhando nas propostas oferecidas pela CNBB no Ano Catequético: “Catequese, caminho para o discipulado.” Esse novo projeto surgiu na última Assembleia Pastoral Diocesana, ocorrida nos dias 13, 14 e 15 de novembro no Centro Pastoral Diocesano na cidade de Nova Glória,apresentado pelo coordenador de pastorais da Diocese Pe. Wilton Araújo e aprovado pelo bispo D. Guido Zendron, empossado em maio de 2008.
Esse é mais dos incansáveis trabalhos da Diocese de Paulo Afonso que matem acesa a chama do Espírito Santo que ajuda a aumentar cada vez mais o ardor missionário.
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário: