sexta-feira, 29 de julho de 2016

Carta de Dom Guido sobre as denúncias de Pe. Marcos

Estamos vivendo uma belíssima JMJ (Jornada Mundial da Juventude) na Polônia e aqui fui surpreendido por umas declarações de Pe Marcos. Na minha volta terei a oportunidade de esclarecer melhor os vários pontos, mas quero aqui já dar umas respostas.

A venda do terreno em questão foi aprovada pelo diretivo da Liga Social e pelo Colégio dos Consultores.
Não tenho nenhuma participação na Girassol como pode ser demonstrado nas atas registradas no cartório.
O dinheiro da venda dos lotes entra diretamente na conta da Liga Social e, quando precisa é repassado para Diocese através do economato e sempre documentado pelos extratos bancários.
Não tenho nenhuma conta secreta em Salvador. Temos uma conta em nome da Diocese no Banco Itaú. Todo o dinheiro depositado é rigidamente avaliado pelo mesmo banco e toda documentação está arquivada na cúria.
A área de lazer não é unicamente para o condomínio. É prevista uma área de lazer e esporte para as crianças e jovens segundo o método de Don Bosco que zelava pela educação integral de quem lhe era confiado ou que encontrava nas ruas de Turim.
As famílias que ali moravam ou moram nunca foram ameaçadas para sair do local. Com cada uma tivemos e temos um dialogo aberto aonde fizemos e acolhemos propostas para encontrar uma solução que não prejudique a ninguém.
Trabalhei quatorze anos num dos bairros mais difíceis de Salvador procurando estar perto de tantas pessoas sofridas e promovendo obras de caridade. Sei o que significa dor, sacrifício, solidão: por isso nas visitas pastorais procuro visitar os doentes e idosos tentando aproximar deles a ternura de Deus. Dói ouvir que ameacei o padre de morte e que tenho pistoleiros prontos para matar atrapalhar os meus planos.

A São João Paulo II e a Santa Faustina pedi a graça de viver este momento como mais uma oportunidade para pertencer de forma sempre mais intensa a Jesus Cristo, único Redentor dos Homens e que estes fatos não tirem a nossa serenidade nem a nossa comunhão que tem como alicerce a misericórdia do Pai. Confiando na oração de cada um e cada uma, peçamos a Nossa Senhora de Fátima a graça de um amor sempre mais profundo a Jesus Cristo e à sua Igreja.
Com a minha benção.
+ Guido Zendron


Matéria publicada sobre o caso:
DINHEIRO E PISTOLAGEM: DOM GUIDO ZENNON, ACUSADO DE GRAVES CRIMES PELO PADRE MARCOS

Parece que a Igreja católica mais uma vez se vê envolvida em denuncias de corrupção, crimes de lavagem de dinheiro entre outros.

Em Paulo Afonso, no Norte da Bahia, o Padre Marcos tomou a iniciativa de denunciar o Bispo da Diocese ,Dom Guido Zennon. Segundo o Padre o Bispo seria sócio em um empreendimento em Paulo Afonso, precisamente um condomínio cujo terreno teria sido vendido a empresa sem que o Conselho da Igreja soubesse da participação do bispo na sociedade. Após a realização do negócio a Diocese deixou de receber algo em torno de dois milhões de reais, o Bispo teria ainda mandado drrubar algumas residências, desalojando moradores que ja habitavam o local por mais de 30 anos e teria feito a violência sem ordem judicial.

Segundo o Padre Marcos, o bispo Guido Zennon, teria uma conta secreta onde tem depositado dinheiro resultado de suas ilicitudes, inclusive para lavagem de dinheiro.

Padre Marcos fez questão de autorizar a gravação da conversa e ainda afirmou que pediria garantias de vida ao Ministério público Federal, pela gravidade das denuncias e o temor que segundo o padre, seria em virtude do envolvimento do Bispo Dom Guido Zennon com criminosos assassinos em Salvador, sendo capaz de mandar matar o Padre.

Áudio da conversa com Pe. Marcos

Nenhum comentário: