segunda-feira, 24 de junho de 2024

Atiça Q'ue Danço: 20 anos de passos e história

Fotos: Jeffinho Góis (para arquivo da Atiça)

Esse foi o tema da Quadrilha Junina Atiça Q'eu Danço, do povoado Monte. O tema foi em decorrência do aniversário do grupo que desde 2004 se apresenta com esse nome.

Os primeiros passos da Quadrilha foram relembrado por Josivan, um dos criadores da Atiça, na abertura da apresentação, no dia 22 de junho. O grupo veio com uma nova estrutura e novas músicas e passos para celebrar essa data tão importante para eles.

A comissão organizadora do evento, juntamente com os quadrilheiros, se empenharam em buscar patrocínios de amigos da comunidade local, bem como pessoas de outra comunidades que não hesitaram em ajudar, e um linda estrutura foi montada, além de renovarem seu figurino. Foi uma luta árdua, mas que valeu muito a pena todo o esforço realizado. A apresentação encantou às pessoas que assistiram e aplaudiram cada movimento dos quadrilheiros. 

A música tema da Quadrilha, coreografada na abertura, relatava uma breve trajetória da Atiça e os principais temas. A Quadrilha, a cada ano, sempre vem avançando e inovando, saindo do formato de duas fileiras (masculina e feminina) para outro formato de acordo com o tema trabalhado. Claro que o começo foi com o famoso estilo do "caminho de roça", um dos passos mais conhecidos das quadrilhas tradicionais.

Uma pequena falha técnica (sonora) aconteceu durante a apresentação, mas isso não abalou o emocional do grupo, embora tenha causado uma certa preocupação. Imprevistos sempre acontecem nos maiores e melhores grupos. O "puxador" da Quadrilha - Josivan - pediu desculpas aos presentes, esses compreenderam o acontecido e a apresentação prosseguiu normalmente.

O ponto mais marcante da apresentação foi o momento de homenagear as pessoas que já marcaram passos em outra épocas, mas que, por ocasião do ciclo da vida, não se encontram mais presentes. O primeiro homenageado foi José Ito um dos primeiros jovens a pertencer ao grupo Atiça e também foi o primeiro a deixar "saudades eternas". Depois, as homenagens foram para mais três jovens que fizeram parte: Michele Silva, Militão Rodrigues e Natan Oliveira. Por fim, a homenagem foi estendida à D. Edezuíta, uma das primeiras costureiras do grupo. As primeiras roupas que fizeram parte do figurino da Atiça eram confeccionada de fios de saco de nylon, por causa da falta de condições e apoio para produzir roupas de outro material, e D. Edezuíta era uma das que muito colaborou, até onde pode, na produção das roupas.

No final, para selar a festa e as homenagens, os ex-quadrilhieros que estavam presentes assistindo a apresentação foram convidados para se juntarem para foto oficial dos 20 anos de passos e histórias da Atiça Q'eu Danço. Os organizadores finalizaram avisando ao público que mais eventos da Atiça virão pela frente, e que essa arte não pode parar. Garantiram que no próximo ano virão com mais novidades, com a graça e permissão de Deus.

Para visualizar e baixar as fotos, use esse link.

Assista ao vídeo da apresentação da Atiça Q'eu Danço no Instagram.

Siga a página Atiça Q'eu Danço

Um comentário:

Valdemir José de Matos disse...

Fantástica a apresentação. Tive o prazer de participar deste evento ha alguns anos (filmei)e fiquei encantado,pois as quadrilhas tradicionais de São Paulo e interior se restringem ao casamento caipira bem menos elaborado. Neste sentido nosso Monte, está muito a frente das quadrilhas juninas que conheço. Mesmo nascido e criado em Rancharia interior de São Paulo a saudade e lindas lembranças dos familiares e amigos que são muitos graças a Deus,me trazem a memória bons momentos vividos aí. Um grande abraço e saudades de todos.