quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Sonho realizado: lançamento do primeiro livro

Existe um conceito popular o qual diz que "um ser humano se sente realizado quando, pelo menos, planta uma árvore, tem um(a) filho(a) e escreve um livro". Levando em conta essas três realizações básicas, a Profª. Maria do Amparo tem o privilégio de ter todas essas realizadas.

Na última segunda-feira (09), aconteceu o lançamento do livro Minha poesia, meu encanto. Obra que a autora chamou de "meu castelo". Para ela, a realização desse sonho é como tivesse construído o castelo dos seus sonhos, sonhos que tem todas as princesas. Foi assim que ela se intitulou em uma crônica que resume um pouco da sua trajetória de vida, levando em conta a maneira como ela se sentiu tratada pelo seu pai, que abandonou a família quando ainda era criança, mas que tinha a esperança de um dia esse "rei" voltar para o "reino". Mas isso não ocorreu, pelo menos no tempo em que ela tanto esperou. Essa situação fez com que ela - como tantas outra pessoas da época - passasse por dificuldades de crescimento e sobrevivência, mas que nunca perdeu as esperanças de um dia vencer na vida. Foram muitas barreiras enfrentadas e vencidas até chegar onde chegou.

Antes de apresentar sua obra na Escola Mul. José Dionísio de Oliveira (Monte), onde a professora tem a maior parte de sua vida escolar - tanto como estudante, como profissional - ela levou sua obra para a Escola Mul. Dr. Décio de Santana (Curral Falso) que também faz parte de sua história escola. Na turma da EJA da EMJDO, foi um momento de comoção para todos os que participaram, pois ao ouvir a sua história de vida, todos se colocaram no lugar, visto que quase todos passaram por isso, e esses reconhecem o quão a Educação é importante para a vida de todos. Diante disso, vem a tristeza em ver a Educação no nível avançado no qual se encontra, mas não há valorização por parte dos que deveriam ser os principais beneficiados. Os que se encontravam no momento de lançamento do livro e adquiriram a obra, tiveram o privilégio de recebê-la com dedicatória e autógrafo da autora.

O livro foi lançado pela Editora Areia Dourada (São Paulo, SP), contando com uma equipe de elaboração formada por: Maria do Amparo Correia (autora), José G. De Araújo (Editor e diagramador, capa e ilustrações), Josivan Montenius (foto da autora) e Aderaldo Luciano, Varneci Nascimento, Nando Rosa e Cleusa Santo (conselho editorial). O livro apresenta poesias que foram construídas a longos anos de sua vida, e todas reunidas para formar o livro com 104 páginas que levarão o leitor a se deleitar com os belos pensamentos da autora em forma de poesia. 

Maria do Amparo, desde seu nascimento vive e trabalho Povoado Monte. Isso é motivo de satisfação e incentivo. Serve para mostrar que não precisa ir muito longe para se fazer grandes coisas. Como disse no dia do lançamento do livro na EMJDO, basta levarmos a educação a sério, pois essa é a maior riqueza que alguém possa ter. O Montenius parabeniza e deseja sucesso a Profª. Maria do Amparo, e sempre estará apoiando projetos dessa magnitude, e não poderia ser diferente quando se trata de alguém do "Monte, minha terra querida" (trecho do hino do Monte).

Nenhum comentário: