quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Banzaê-BA: eleição e posse dos novos gestores

"Ano Novo, tudo novo!" Quer dizer: quase tudo!

Na quarta-feira (1), aconteceu a eleição e posse das novas diretorias das mais de 5 mil câmaras de vereadores em todo o Brasil, bem como a posse dos(as) novos(as) (ou reeleitos (as)) prefeitos(as). Algumas com presidentes e demais membros novos, outras não. Onde têm Câmaras com Regimento permitindo a reeleição nessas não teve nenhuma novidade no nome do(a) presidente. Além dos vários municípios, esse foi o caso de Banzaê.
A novidade esperada em Banzaê [que não seria surpreendente] seria ter um novo membro, mesmo que fosse do grupo situacionista. O nome mais cogitado para a presidência do biênio 2025-2026 seria do vereador Elton Silva (Elton Três Irmãos), eleito pela primeira vez pelo PSD, com uma boa margem de votos, fosse escolhido presidente da Câmara de Banzaê. Tanto ele quanto demais pessoas, de acordo com consultas feitas pelo Montenius, acreditavam que o nome dele seria escolhido, mas em eleição, seja ela qual for, sempre é uma "caixinha de Pandora", como citou o vice-prefeito reeleito, Adriano Souza, e volta Roger Bruno (Roger Enfermeiro) como presidente reeleito para o biênio 2025-2026, da 10ª Legislatura em Banzaê. Junto com ele, compuseram a mesa: Gilson do Camamum - vice-presidente e Vanderlei do Tamburil - 1º secretário.

Outras questões curiosas são o fato de Roger conseguir reverter a situação e "tirar Elton de escanteio" e deixar seu nome em alta e obter unanimidade nos votos, e como que até o grupo da Oposição não se mobilizou em nada, como das outras vezes, acerca dessa eleição da presidência do legislativo municipal. Como é sabido por muitos, Roger não seria o nome preferido. 

Outra novidade nessa eleição, que está amparada por uma reformulação feita, no final do ano passado, no Regimento Interno, a qual permite que os demais cargos sejam votados independente. Ou seja, além do cargo a presidente, outras pessoas poderão lanças seus nomes para serem voltados, e se o tiverem maioria dos votos comporão a mesa com os demais eleitos.

Depois de 08 (oito) anos, Patrícia Nascimento retorna ao comando do município. De acordo com o seu discurso de posse, ela terá um governo voltado para a inclusão das pessoas com deficiência física ou com transtornos autistas, hiperatividade e outros. Isso já está demonstrado no slogan de governo: "Governo incluso, cidade de todos!"

Outra curiosidade é a expectativa pelo novo secretariado. Patrícia vai mostrar sua nova cara de administrar ou seguirá com os secretários de Jailma? Surgiram duas vagas com a eleição de Patricia, que era  Secretária de Ação Social (que era ocupada a atual Prefeita) e na de Desenvolvimento, onde Vanderlei foi secretário, além da Secretaria de Educação que está subentendida que haverá mudança, de acordo com mensagens que rolam em grupos de Whatsapp.

Agora, é aguardar qual será o novo perfil de administração de Patrícia.

Nenhum comentário: