segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Festa de setembro no Monte: é tudo tradição.

 Por: Josivan

A seguir, caro leitor, você lerá texto que foi retirado da caixa de mensagem rápida desse blog feita por um dos nossos nosso leitores.

"Incrível! Todos os anos, em todas as festas "tradicionais" do Monte tem uma tradicional incerteza e dúvida com relação ao evento.Quando não atrapalham a festa da igreja, é com as incerteza das bandas que até essa altura ainda não foi definida. Embora já tenha surgidos uns 10 nomes. Mas pelo visto, o não via vir nenhuma. Por que o Monte sempre tem essa incerteza? Será que o povo de lá não merece festa como as outras comunidades? Por favor alguém responda, pois a comunidade já está cansada das 'enrolações'”.

O comentário mostra como está a insatisfação da comunidade quando chega o período da tradicional festa. Sempre aparece uma questão que torna um transtorno nesse evento.
Muitas vezes a Igreja já teve que "botar luto" por causa da falta de respeito que sempre teve com o novenário da comunidade que é a principal festa, e a festa da rua é apenas um complemento que - de fato - envolve a todos. Nada contra as festas. Até gosto e participo também. Mas nos indigna é essa falta de esclarecimento que tem para com a comunidade. Nas demais todos ficam sabendo e escolhem suas atrações bem antecipadas, mas no Monte a história é diferente. É isso que todos da comunidade querem saber: Por que as demais comunidades podem escolher suas atrações e o Monte não? Porque ficam sabendo com antecedência, e o Monte não?
Esse fato faz lembrar e voltar em nossos dias um velho costume que tinha comunidade - e em quase todo o município - o magnífico trabalho das parteiras, que eram chamadas na hora para participar da "festa" do nascimento da criança. O Monte só fica sabendo das atrações de suas festas quando já está bem próximo do evento. Esperamos que essa realidade um dia mude, e que não faça mais da comunidade do Monte a "parteira" do município. Será que durante os outros dias e meses do ano não há tempo para fazer uma programação das festas do município?

Nenhum comentário: