quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Educação e Empatia: construindo pontes entre a Escola e a Vida - Ano letivo 2021 de Ribeira do Pombal

Fotos: divulgação da SEME de Ribeira do Pombal

Com o tema Educação e Empatia: construindo pontes entre a Escola e a Vida, a Secretaria Municipal de Educação de Ribeira do Pombal inicia mais um trabalho letivo para 2021.

O ano de 2020 foi um ano atípico em todos os aspectos e em todo o mundo por causa da pandemia causada pelo coronavírus. Isso fez com que o mundo vivesse em um intenso isolamento social, forçando todos setores a trabalharem de uma forma diferente. Cada um buscou da maneira mais possível continuar a vida no novo normal.

Iniciando ontem (10) a jornada letiva 2021, com a Jornada Pedagógica. A Rede Municipal de Educação de Ribeira do Pombal realizou atividades que proporcionam a organização novo ano letivo. A primeira etapa foi realizada nas escolas obedecendo a todo o protocolo de segurança de saúde, discutindo temas pertinentes, dentro do tema central (citado acima).

Hoje (11), foi o dia de os professores participarem de palestras que nortearão e os auxiliarão o desenvolver das atividades desse ano. Pela manhã foi proposto a participação em salas virtuais com 5 temas diferentes, para as quais os professores se inscreviam remotamente e participariam também de forma virtual através de aplicativos de reuniões (no caso, o Google Meet). Ficando assim definido os temas e os palestrantes: 

SALA 01 - No chão da escola: desafios
e aprendizagens no ensino remoto e presencial
- Formadora: Marília Dourado 

SALA 02 - As contribuições de Paulo Freire para a EJA:
o inconformismo e a esperança ressignificando
a ação pedagógica no ensino remoto.
- Formador: Ednaldo Lino Vital

SALA 03 - Educação inclusiva para além do desafio:
uma responsabilidade social
- Formador: Songival Celestino dos Santos

SALA 04 - O desafio de alfabetizar
em tempos de ensino remoto.
- Formador: Anna Vírginia Nobre

SALA 05 - O ensino híbrido e as novas metodologias de aprendizagem:
 Como manter meu estudante produtivo?
- Formador: Jefferson da Silva Moreira

À noite, a Jornada Pedagógica iniciou com imagens e depoimentos de alunos e professores relatando sobre a experiência do ano letivo de 2020, agradecendo pelas dificuldades superadas. E teve música também, com o músico Marcelo Paulo. A palestra ficou por conta do Prof. Max Haetinger, que falou sobre alteridade (empatia), dando sugestões como trabalhar a volta às aulas nesse ano de pandemia e atuar no ensino híbrido. Foi uma palestra dinâmica e envolvente, mesmo sendo a distância. O jeito dele desenvolver o tema, fez com que os participantes virtuais se sentissem perto.

Na abertura, a Secretária de Educação - Aline Silva -, falou da importância de continuar os trabalhos, mesmo em tempos difíceis, e se mostrou confiante no trabalho de toda a equipe da educação; agradeceu pelo empenho e participação de todos e disse que estará a disposição para ajudar a fazer uma Educação de qualidade. O Prefeito - Erikson Silva -, falou das grandes conquistas que tivera, relembrando algumas que se iniciaram no governo anterior (com Ricardo Maia), e disse que muito mais virá para um ensino de qualidade, a começar pelo reajuste dos professores, que garantiu enviar a proposta para a Câmara de Vereadores ainda esse mês. No mais, desejou um trabalho de sucesso a todos e se prontificou a colaborar o máximo que puder para ajudar a desenvolver um ano letivo de sucesso e aprendizado.
 
Prefeito Erikson Silva; Secretária Aline Silva
Prof. Max Haetinger; músico Marcelo Paulo

Na sexta-feira (12), as atividades continuarão nas escolas para organizar os planejamentos, horários de aulas remotas, entregas de atividades para os alunos, entre outras estratégias de trabalhos.

Nenhum comentário: