segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Eleições 2022: Banzaê e Ribeira do Pombal terão candidatos

Há muito tempo que se fala da possibilidade de Ribeira do Pombal lançar candidatos para disputar vagas na Assembleia Legislativa da Bahia ou Câmara Federal dos deputados, mas isso ainda não ocorreu. Sempre, os votos de Ribeira do Pombal acabam indo para candidatos de outras cidades. Algo indica que no pleito de 2022 Ribeira do Pombal (e Banzaê) lançarão candidatos da terra.

Já há confirmação do ex-prefeito Ricardo Maia como candidato a deputado federal. No finalzinho do seu mandato isso foi anunciado. Alianças já começam a serem traçadas para angariar votos na região e em outras cidades mais distantes. Outros rumores que surgem é que a candidata a prefeita de Ribeira do Pombal (Nay Grilo) colocará seu nome para a disputa do cargo também.

Em Banzaê, outro nome que está sendo falado é do filho da atual prefeita de Banzaê (Jailma Dantas). Marcos Filho é o nome que anda circulando para uma possível candidatura de Banzaê para ocupação da Câmara Estadual dos deputados (AL-BA).
Em junho 2016, em conversa com Marcos (pai), ele disse que Jailma tinha visões e almejava algo para além de Banzaê, e que ela não entraria na disputa das eleições municipais daquela ocasião. Mas, não foi assim. Hoje, no seu "pentacampeonato" eleitoral, ela decide ficar até o fim de seu mandato, e por isso não entrará na disputa das eleições de 2022. Sendo assim, o nome mais indicado é o de seu filho.

Como é sabido, o eleitorado de Banzaê é muito pouco para eleger um deputado - seja estadual ou federal -, e por isso, precisará buscar apoios fora. Fato que já está acontecendo.

A Prefeita Jailma, vem, durante muito tempo, votando no Deputado Federal José Nunes. Segundo informações, ele lançará no nome do seu filho - Gabriel Nunes - como candidato federal. Diante disso, fica a seguinte pergunta: Jailma continuará com o Zé Nunes ou buscará aliança com o ex-prefeito de Ribeira do Pombal - Ricardo Maia? Ou buscará apoio nos consócios do Nordeste II (Coisan e Cisan)?

O certo é que se Marcos Filho for candidato a Deputado Estadual, o apoio de sua família para Aderbal Caldas de Olindina cai por terra. A mudança na legislação eleitoral que proíbe coligações para eleições do legislativo levará muitos partidos a lançarem diversos candidatos, então não se assuste se outros nomes surgirem ao longo do ano.

Ficam as perguntas: será que a Terra da Canabrava voltará ao seu tempo de glória na política estadual e federal, como nos anos do saudoso Oliveira Brito? Será Ricardo Maia esse novo baluarte? E Jailma continuará com o Zé Nunes ou buscará aliança com o ex-prefeito de Ribeira do Pombal - Ricardo Maia? Ou buscará apoio nos consócios do Nordeste II (Coisan e Cisan)?


Nenhum comentário: