Na segunda-feira (13) a comunidade de Queimada Grande (Banzaê-BA) festejou seu 24º aniversário.
Na primeira semana de setembro de 1997, moradores do povoado Pau Ferro foram surpreendidos com a entrada de indígenas da tribo Kiriri, que buscavam posse de suas terras dentro da área demarcada em conformidade com a Constituição Federal de 1988. Sem ter para onde ir, pois a essa altura mais de 90% da reserva indígenas já tinham sido empossadas, os moradores do Pau Ferro tiveram que se abrigarem em barracas nas propriedades próximas: Queimada, que depois, passou a chamar-se de Queimada Grande. Muitas pessoas deram depoimentos sobre os principais momentos vividos nesses 24 anos. A Comunidade contou com apoio do governo municipal, estadual e federal, bem como, apoio da Igreja Católica através da Caritas Brasileira. Como era de costume, por conta das limitações sanitárias em decorrência da pandemia da Covid-19, não foi possível a realização do Almoço comunitário. Dentro das normas de saúde, a comunidade celebrou a Missa do aniversário, presidida pelo pe. Cosme da paróquia de Banzaê.
A festa contou com a participação de positivos do Município e da região: a prefeita Jailma Dantas, a qual fez um discurso lembrando alguns momentos passados pelos moradores. Além dela, o vice-prefeito Adriano se fez presente no evento, os vereadores da situacionista: Fernandes do Campo do Brito (presidente do Legislativo), Didi da Mirandela, Joãozinho, Gilson do Camamum e Roger Enfermeiro. Também estiveram presentes os vereadores oposicionistas: Zé Peixinho, Keila Nunes e Sessé do Campo do Brito.
O candidato a prefeito de Banzaê nas eleições de 2020 - Ramon Nunes -, estava na festividade acompanhado do pré-candidato a deputado federal - Ricardo Maia -, o qual aproveitou para dialogar com moradores do Povoado, bem como com outras lideranças políticas locais e de demais comunidades que estavam presentes. Esse já o segundo momento no qual o pré-candidato Ricardo Maia visita povoados de Banzaê nesse ano de 2021. Para ele, "foi um momento de grande importância, pois estar junto do povo é o que mais me faz bem, sendo que dessa forma eu passo a conhecê-lo ainda mais e perceber de perto seus anseios e qualidade", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário