terça-feira, 21 de setembro de 2010

CIRANDA DA PÁTRIA EM BANZAÊ


Na última sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Educação junto com Departamento Municipal de Cultura, realizou a Ciranda da Pátria para comemorar o mês da pátria.


A Ciranda da Pátria teve inicio na Praça Valmir Matos com a saída do desfile cívico, o desfile passou pelas principais ruas de Banzaê e no Salão Paroquial começou as apresentações.

Nas apresentações foi contado um pouco da cultura popular local e da cultura brasileira de norte a sul, e nomes famosos como Zé Ramalho, Gilmelândia, Calypso, Ziraldo, Monteiro Lobato, Clara Nunes, Luíz Gonzaga e Carmem Miranda foram lembrados pelos alunos banzaêenses.

Para encerrar em grande estilo as comemorações da pátria em Banzaê, os alunos do CEEC fizeram uma apresentação que retratou um pouco da história da Sede do município e mostrou fatos que marcaram época.

A Secretaria de Educação aproveitou o momento para apresentar a população de Banzaê, o Projeto Baú de Leitura, Programa faz parte de uma parceria que foi feita pela SECTEL, Secretaria de Educação Cultura Esporte e Lazer, com o MOC (Movimento de Organização Comunitária) e com a Secretaria Estadual de Educação.

Todas as escolas da rede municipal de ensino e os alunos de todas as idades participaram do desfile e das apresentações.

A prefeita Jailma Dantas, as secretárias municipais, Jailsa Gama (Educação) e Fabiane Gama (Ação Social), o vereador Joãozinho e os diretores, assessores e coordenadores da administração municipal participaram do evento.

Confira as fotos no: www.banzae.ba.gov.br
 
Neste evento esteve também presente o Monte que levou uma das mais ricas culturas de sua comunidade: a estória do LOBISOMEM, que tem como pessoa fundamento o saudoso Filadelfo, que foi o patrono dessa lenda tão rica e respeitada em todo o Nordeste e em parte do Brasil.
Os alunos da Escola Mun. José Dionísio de Oliveira apresentou um teatro de autoria e direção de Josivan Ribeiro, com duração de 4 minutos mais 4 minutos de coreografia, articulada pela diretora Elizângela, e um texto introdutório sebre folclore (tema que o Monte ficou responsável) exposto por José Andrade.
A apresentação enontou e envolveu a todos os participantes.

Nenhum comentário: