Não podemos fingir que não percebemos as mudanças que o mundo vem passando nos últimos anos, e de "maneira relâmpago", principalmente no campo da medicina.
Era muito elevado o número de óbitos de criança com menos de 1 ano de idade, e uma das causas disso, podia estar na foma como elas chegavam ao mundo: através de uma parteira que fazia seu trabalho voluntário. O que parece que não mudou muito foi no campo da política. Há indícios que exista os "currais e cabos eleitorais" de "mil novecentos e antigamente", onde muitas vezes os eleitores (aqueles poucos que podiam votar), só sabiam dos candidatos quase na hora.
Ora! Essa realidade não estar muito distante em Banzaê (e em outras cidades vizinhas), que, até o momento, não apresentaram os nomes para os concorrentes do pleito desse ano. Tudo bem que o MP divulgou a Recomendação que proíbe a propaganda eleitoral antecipada. Mas anunciar nomes de concorrentes ao pleito, não significa fazer propagandas. É uma forma de o povo ter mais tempo de analisar o perfil de seus possíveis candidatos. Mas parece que justamente esse é o medo e o propósito dos "cabeças" políticos (eleitor ignorante é mais fácil de dobrar).
Faltam 03 dias do prazo máximo dado presidente do Diretório Estadual do PT aos Diretórios Municipais para apresentarem seus nomes. Não trata de convenção, mas de apresentação [dos nomes] ao eleitorado em respeito a eles.
Em Banzaê o caso é ainda pior. Nem a situação, e muito menos a oposição, apresentaram seus nomes. Pelo que se percebe, parece que eles querem fazer dos eleitores as parteiras dos anos de "mil novecentos e alguma coisa", quando ainda não tinha os centros obstetras para realizarem partos. As parteiras eram avisadas de última hora, e o sexo da criança, também, só era conhecido nesse momento também. Parteiras desse tipo, praticamente não mais existe. O que está acontecendo com os grupos de oposição e situação de Banzaê que não tornaram conhecidos, dos eleitores, os nomes daqueles que concorrerão ao pleito desse ano? Será que eles defendem a tese de que o eleitor nunca muda de comportamento e só muda de pensamento? Isto é, "quando estiver perto das eleições eles [os eleitores] esquecem de tudo"? Quem, afinal, serão os candidatos de Banzaê? Os eleitores (de oposição e situação) querem saber. Será que "todos serão obrigados a engolir de goela a baixo" quem for indicado, sem que, para isso, tenham tempo de fazer escolha? Qual nome será lançado: Zé Leal? Vera (sua esposa)? E se Zé Leal não puder, e for Vera, como ficará o caso de Edson Brito? Ele será vereador pela oposição, ou voltará para a situações onde estão o maior número de seus eleitores?
E da situação: Dedé, Patrícia? Quem será?
Para essas perguntas fica uma famosa expressão de Jorge Amado da novela Tieta: MISTÉRIO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário