domingo, 28 de junho de 2015

Banzaê: Bloqueio da BA 388. O que deve ter motivado? (Parte 01)

Uma das principais justificativas para o manifesto realizado pelos índios da tribo Kiriri neste sábado (27) é a situação caótica do asfalto da BA; outra foi a blitz realizada por policiais (militares, segundo informações) realizada na sede do município e depois passaram a fazer esse ato na área indígena na sexta-feira (26).

Existem várias questões que podem ter motivada essa iniciativa.
Fotos de Bruno Matos - Banzaê News
Há alguns meses os índios começaram a desistir de cursos que faziam em Paripiranga-BA (na Ages), e esse carro que os transportava Ida e volta) era cedido pela prefeitura. Como é do conhecimento a prefeitura (de Banzaê - e outras) realizou cortes no transporte público de alunos que faziam cursos superior (no nosso caso, na Ages e na Dom Luiz), dando uma parcial da viagem: indo buscar aos sábados. Vários alunos reclamaram dessa decisão.

De Banzaê até Ribeira do Pombal é algo em torno de 35 km, e para Paripiranga algo em torno de uns 100 km. Se, de foto, há uma preocupação por parte das prefeituras pela educação, então entenderia que isso é um esforço mínimo. A verdade é que o poder público quer que tudo seja nos últimos tempos: que voltem os "currais" e "cabrestos" nas eleições. Quanto menos cabeça pensante, melhor.

Teria sido isso um dos motivos que levaram os índios a tomar essa decisão de bloquear a BA 388, justamente, no período da festa junina de Banzaê? Além desse, quais outras questões estão sendo o "cordão de pólvora" para isso?

Nenhum comentário: