quinta-feira, 16 de julho de 2015

Visita do Governador Rui Costa à Ribeira do Pombal.

Com uma bela receptividade, foi a chegada do Governador do Estado Bahia - Rui Costa, do PT - em Ribeira do Pombal. Cordialmente recebido e acompanhado pelo prefeito de Ribeira do Pombal -Ricardo Maia -, Vereadores, Secretários, Diretores e demais lideranças políticas locais e de Municípios vizinhos, assim foi acolhido o Governador, que se sentiu mais do que em casa. Com isso ele quebrou a barreira do Executivo Estadual, que desde a gestão de Jaques Wagner, agenda visita ao município, e nunca foi cumprida. Inclusive ele foi anunciado por três vezes.

Um dos principais objetivos foi a inauguração da Creche Municipal Luzia Rodrigues, e esta foi todo o embasamento de seu discurso que durou cerca de 1 hora e a inauguração da Praça Pedro Rodrigues.

Aproveitou o ensejo para anunciar a realização de algumas obras, entre elas o funcionamento do Posto da Ciretran, Posto do Cidadão, pavimentação de ruas no Bairro Pombalzinho, construção das policlínicas regionais (que deverá ainda ser passada pela ALBA e ser almejada pelo município interessado), e o asfaltamento da estrada da Vila Operária, melhorar a situação do HRST e recuperar a BA 388. Tudo isso ainda nesse semestre. Em tão pouco tempo fazer tudo isso? Como disse o locutor Tony Santos da Pombal FM "vamos ser otimistas" e acreditar em tudo isso.

Foto da página do Facebook
Analisando o que foi postado em seu perfil no Facebook, o mais interessante ao Governador era só fazer a inauguração de uma obra federal (a Creche Luzia Rodrigues). Não quero que entendam com isso que sou contra a educação. Muito pelo contrário. Sou professor. Mas intriga muito perceber que todo o seu discurso foi todo retumbante para os demais assuntos, mas quando foi falar de questões que são gravíssimas em nossa região (a situação da BA 388 e o HRST) foi mais brando, mais fraco. Isso deixa mais do que claro que o objetivo dele aqui não foi fazer anúncio de quaisquer obras, percebe-se que ele foi "forçado" a isso, e no momento em que ele discursava, na Delegacia de Ribeira do Pombal estava tendo uma rebelião que, segundo informações, houve até reféns com familiares que vistavam os presidiários. E foi falado o que mesmo com relação a segurança da nossa região? Nada.

Só para lembrar um pouco a todos que ler essa publicação, e se possível chegar aos governantes de nosso municípios para que eles não se contentem com o pouco que serve de engano: estamos há mais de 8 anos sofrendo com uma BA (a BA 388) que só serve para trafegar de animais, sem contar os acidentes e assaltos que já ocorreram nela devido à situação que se encontra. O Hospital Regional Santa Teresa está sem fazer atendimento até mesmo para os que residem no município-sede, quanto mais aos outros da região que ele deveria atender. Resumindo: a BA 388 e o HRST estão na UTI.

Banzaê Bahia tem 12.560 e Ribeira do Pombal 51.026, totalizando 63.586 habitantes de acordo com o IBGE em 2014. No mesmo ano o Governador obteve em Banzaê 3.828 votos, e em Ribeira do Pombal 15.591 contra 2.167 (Banzaê) e 7.918 (R. do Pombal) do seu opositor Paulo Solto. Onde a valorização desses votos, ou melhor, do seu POVO, como era dito em época de campanha? 

Mesmo a nossa BA 388, o HRST e a nossa segurança estando na UTI, é bom parafrasear Tony Santos mais uma vez e dizer que, mesmo assim, ainda "estou otimista", e crer que o Governador vai tomar as devidas providências e em caráter de urgência. Depois da grande festa, Ribeira do Pombal volta para as mesmas angústias, as mesmas dores.

Nenhum comentário: