Do Sertão em Pauta
Índios da Aldeia da Marcação, pertencente à Tribo Kiriri, no município de Banzaê (BA), liberaram no final da noite desta segunda-feira (28) o trecho da BA-388, que dá acesso à cidade baiana, e que estava interditado desde a noite da última sexta-feira (25), quando o Conselheiro indígena José Francisco, mais conhecido como ‘Seu Menino’, foi morto atropelado por uma motocicleta.
A via estava bloqueada pelos índios como forma de protesto pela tragédia e também por uma reivindicação para a mudança de curso da rodovia, que atualmente passa por dentro da reserva, segundo o Montenius. Acidentes na via já haviam sido registrados em outras ocasiões, tendo como vítimas, indígenas e não-indígenas.
Os moradores da aldeia pleiteavam a prisão do autor do atropelamento, já que o mesmo conseguiu fugir de uma Unidade de Saúde da cidade, quando estava recebendo os primeiros socorros. Isso aconteceu na noite desta segunda, quando o mesmo se entregou a autoridades policiais de outra cidade.
A informação nos foi passada pelo comunicador Josivan Montenius, professor e responsável pelo site Montenius. Ainda de acordo com ele, os indígenas receberam a promessa de que a BA-388 passará por melhorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário