domingo, 12 de julho de 2015

Nossos esquecimentos ou nossas utopias

"O Brasileiro esquece muito rápido das coisas". Por isso que muitos políticos dizem que "o povo tem memória fraca". Ou será pelo fato de que a cada semana surge um escândalo novo na mídia? Verdade é que por aqui vivemos essa realidade. Ainda lembro que há alguns meses o tema que tomava conta dos meios de comunicação e das conversas do povo era a luta para implantação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB) e com possível campus em Ribeira do Pombal. Depois veio a permanente crise do Hospital Regional Santa Tereza, com a possível greve dos médicos. Aí apareceu a possibilidade de implantação do Curso de Medicina em Euclides da Cunha, e Ribeira do Pombal pra não ficar por baixo entrou na disputa também, mesmo sendo por vias diferentes (sobre esse assunto abordaremos em outra matéria). Enquanto ficamos só nesse lenga-lenga, a verdade é que a Faculdade Ages já conseguiu o curso de medicina, para Jacobina. A situação das nossas rodovias não precisamos comentar nada. Todos sabem da realidade. Até sessão entre as Câmaras de Vereadores de Banzaê e Ribeira do Pombal aconteceu. Agora a moda da vez é a Policlínica e a vinda do Governador Rui Costa essa semana, e não podemos esquecer da triste realidade da Insegurança pública na região.
Com o esquecimento ou silêncio a respeito dos problemas, até parece que o Governo Federal já implantou a Universidade do Nordeste, com campus em Ribeira do Pombal e com o curso de medicina, com vestibular marcado para dezembro de 2015; a BA 388 totalmente recuperada e com acostamento e toda sinalizada. Tudo está calado.

Lembro, também, que nos meu tempos de criança quando ia à Ribeira do Pombal, na praça Getúlio Vargas ficava nada menos que um ou dois batalões da policia Militar, sem contar com os que faziam rondas ou ficavam na delegacia (no antigo quartel) - isso só na Praça. Hoje praticamente quase nem temos policias suficiente para uma cidade do porte de Ribeira do Pombal. Afinal é inconcebível uma cidade com mais de 50 mil habitantes não ter uma batalhão e muito menos ser sede de uma companhia independente, e ser subordinado ao comando de Cipó - nada contra os cipoenses -, mas Cipó - com apenas 15.755 habitantes, de acordo com o censo de 2010 - que continue sendo sede de uma Cia Independente, mas que em Ribeira do Pombal tenha seu batalhão.

O Hospital Regional Santa Tereza ocorreu um milagre: os problemas acabaram, e agora é administrado pelo Hospital Português. E a vinda das policlínicas é simplesmente para complementar os serviços do hospital e o consórcio foi firmado e em pleno funcionamento.

Parece que tudo isso é uma UTOPIA!

Enquanto o governador reforma e inaugura várias BAs espalhadas pelo interior do Estado, como foi o caso dos 19 km do município de Itacaré, a BA 388 continua abandonada, como a segurança pública e a saúde. O medo que temos é que "amanhã" o HRST continue com seus problemas e dificuldades, e a Policlínica, ao invés de ser uma solução, torne-se mais um pepino ou abacaxi para todos nós.

Temos que definir o que prioridade para nossa região.

Andei fazendo uma visita no em algumas cidades do Nordeste e me deparei com uma visão que parecia mais Sul do Brasil ou EUA. Visitei um hospital que tinha um jardim na sua entrada, e as portas eram de vidro; na recepção tem ar condicionado, os seguranças estão vestidos de terno e gravata... ah no aludido hospital tinha elevador e heliporto, e o principal funciona tudo muito bem. O hospital das fotos abaixo não é particular. Até pensei. Ele é público e está localizado no interior do nordeste, e não e na Bahia.
 Hospitais de Juazeiro do Norte e Sobral - CE

Nenhum comentário: