sexta-feira, 24 de julho de 2015

Ribeira do Pombal sem o curso de Medicina


O Brasil vai ganhar novos cursos de medicina que, ao todo, vão ofertar 2.290 vagas de graduação em 36 municípios do País. Todas as cidades contempladas não têm faculdade na área e também não são capitais. A decisão, resultado de um processo de chamamento público, foi anunciada nesta sexta-feira, 10, pelos Ministérios da Educação e da Saúde. A medida faz parte da estratégia do programa “Mais Médicos” e foca na interiorização do ensino médico. As instituições selecionadas terão entre 3 a 18 meses para ofertar as novas vagas, de acordo com a proposta. O MEC deverá acompanhar passo a passo a implantação.

Dos 36 municípios escolhidos, seis estão na Bahia, com 375 vagas (veja lista abaixo); 13 em São Paulo, quatro em Minas Gerais, quatro no Paraná, três no Rio Grande do Sul, dois no Rio de Janeiro, um no Espírito Santo, um em Pernambuco, um em Rondônia e um em Santa Catarina. Do total por região, 20 dos novos cursos estão no Sudeste, um na região Norte, sete no Nordeste e oito no Sul.

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, não se espantou com a distribuição, que segue a lógica já existente no País, com maior concentração de escolas nas regiões metropolitanas e na região Sudeste . “Inovar nesta área não é fácil. O próximo edital irá consolidar vagas em outros Estado que atualmente oferecem menos cursos”, disse. Um novo edital, afirmou, será feito com foco nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

A escolha das mantenedoras foi feita de acordo com três critérios: a trajetória da instituição, suas condições financeiras e o projeto pedagógico. Neste último item, a análise foi feita por um grupo de especialistas.

Lista das cidades baianas contempladas
--Alagoinhas (65 vagas)
Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá Ltda
--Eunápolis (55)
Pitágoras – Sistema de Educação Superior Sociedade Ltda
--Guanambi (60)
Sociedade Padrão de Educação Superior Ltda
--Itabuna (85)
Instituto Educacional Santo Agostinho Ltda
--Jacobina (55)
AGES Empreendimentos Educacionais Ltda
--Juazeiro (55)
IREP Sociedade de Ensino Superior, Medio e Fundamental Ltda.

A notícia tirou dos pombalenses o direito de sonhar em frequentar o curso de Medicina sem precisar se deslocar para grandes centros urbanos. A decepção se faz ainda maior na medida em que foi gerada uma grande expectativa em torno da instalação do curso de Medicina no Município. O deputado petista Jorge Solla, que nas eleições de 2014 foi apoiado pelo vereador Jairo, chegou a anunciar que Ribeira do Pombal seria contemplado com o curso, relembre a postagem abaixo:

Ao que tudo indica, tudo não passou de meras promessas com viés político, que mais uma vez caíram no esquecimento. Com a palavras os políticos pombalenses que prometeram e anunciaram o curso de Medicina para Ribeira do Pombal, afinal, o que aconteceu?
Do Blog do Gomes (com mais deltalhes)
Veja também outra matéria relacionada aqui no Monte "Nius"

Um comentário:

Unknown disse...

Ribeira do Pombal, assim como Euclides da Cunha, Irece, Brumado e Senhor do Bonfim estão no segundo edital do MEC que neste período está na fase de visitas aos municípios para avaliação da rede. Só depois será a seleção das instituições de ensino. As divulgadas acima foram as cidades do primeiro edital