terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Nossa experiência em Cerquinha (07/01/2010) – Glória-Ba

Clique na imagem para ampliar

por Josivan Ribeiro
Uma atenção especial a Cerquinha: uma das comunidades de Glória que ficou aos cuidados de Josivan Ribeiro (coordenador da equipe), José Augusto (tesoureiro) e Sileide (secretária).
Chegamos às 22h30min e encontramos pessoas da comunidade que nos esperavam ansiosa e curiosas por saber quem e como eram os missionários.
No dia 08, iniciamos missionários com a oração do Ofício Divino das Comunidades, às 6h da manhã, que passou por mudanças de acordo com a realidade da comunidade.
Com relação às visitas nas famílias, nos deparamos com situações variadas: casa abandonadas; pessoas com várias enfermidades; problemas com alcoolismo e drogas ilícitas; algumas (poucas) famílias que recusaram a visita dos missionários por serem de religiões diferentes; poucos jovens (pois sua maioria se encontra em São Paulo); dispersão das casas; e longa distância das mesmas para a Igreja; sofrimento por má distribuição da água; descaso da prefeitura e falta de material de formação pastoral para os animadores da comunidade.
Diante de tudo isso, nos deparamos com situações que são luzes para a comunidade: existe um laço de união que ajuda a comunidade a se manter em ação – como foi demonstrado no café comunitário (segundo dia) e no almoço comunitário (no último dia), a presença da comunidade em todas as celebrações e atividades realizadas pela equipe, campanhas de solidariedade, acolhida e acompanhamento prestado aos missionários e partilha do café, almoço e janta nas casas das famílias que com muito carinho, testemunhos apresentados por membros da comunidade e pelos missionários. E um fato bem marcante foi o encontro das duas comunidades vizinhas (Cerquinha e Poço) nos cemitérios que divide o meio do caminho das dias comunidades, onde rezamos o Ofício Divino das Comunidades e partilha do café.
Louvamos e agradecemos a Deus por mais uma experiência, e pedimos que o Espírito Santo faça produzir os frutos da paz, do amor e da justiça. Pedimos, ainda, que ele ilumine as pessoas que trabalham para dar continuidade a essa missão.

Josivan Ribeiro (Banzaê)
José Augusto (Pedro Alexandre)
Sileide Maria (Chorrochó)

Nenhum comentário: