O dia 29/04/2010 foi dia de mais um ato democrático no município de Banzaê: realizou, pela segunda vez, a eleição do Conselho Tutelar.
Os trabalhos foram iniciados às 6 h da manhã quando a comissão eleitoral se compareceu ao local de votação – Centro Educacional Edval Calazans (CEEC) – para organizar o local a fim de receber os votantes, que compareceu em número satisfatório: 1976 votantes para eleger 05 (cinco) dos 08 (oito) candidatos.
A comissão era formada pela Secretária Municipal de Ação Social - Fabiana da Silva Gama, pelo Presidente da Comissão Eleitoral José Macedo dos Santos – Almeida da Queimada - (presidente do CMDCA de Banzaê), Dr. Tais Oliveira – advogada da prefeitura de Banzaê e pelo promotor de Justiça da Comarca de Ribeira do Pombal Dr. João Paulo dos Santos, que com sua equipe, acompanhou todas as atividades, finalizando com a contagem dos votos por volta das 19h30min.
O NM (Notícias do Monte) conversou com alguns eleitores que compareceram ao local de votação para saber o que eles achavam desse ato, sendo que a eleição não era obrigatória. Veja o que disseram:
O Professor Tadeu Teixeira, destacou a democracia e a indisciplina e classificou o segundo como um problema de insanidade pública. Segundo ele “qualquer ato democrático em um país ele é importante, desde as eleições partidárias às que está sendo presenciando hoje (29/04) que é a do Conselho Tutelar, porque hoje enfrentemos – não só na sociedade – mas também nas escolas, a indisciplina hoje é um problema de saúde pública” e ressaltou que “a sociedade precisa de pessoas tenham as competências necessárias para lidar com essa situação estabelecendo uma parceria com a família, escola e sociedade, e outros responsáveis, no caso os Conselheiros Tutelares”, disse ele.
Anarilda Gama, diz que crianças adolescentes precisam de uma atenção maior prestada pelos novos representantes do Conselho Tutelar, pelo poder público e pela família. Deseja que a nova equipe possa desempenhar bem as suas funções e possam fazer mais do que o que foi feito na gestão anterior, frisando “que o município possa, mesmo, atuar como deve, junto ao Conselho Tutelar, ajudando, monitorando e fiscalizando tudo aquilo que hoje prejudica as nossas crianças e adolescentes ter uma vida digna e melhor para que sejam cidadãos cumpridores dos seus deveres e aceitos pela sociedade com todos os seus direitos”.
O presidente do CMDCA e membro da Secretaria de Desenvolvimento de Banzaê – José Macedo dos Santos – Almeida da Queimada – que atuou como presidente da Comissão Eleitoral. Ele falou um pouco de sua experiência como membro dos cargos, que de início achava um pouco despreparado para tais funções, mas que hoje graças a Deus e à confiança que puseram nele, acredita estar desempenhando bem o seu papel.
Ele acredita que sua atuação na prefeitura como no CMDCA é de grande importância, pois é uma maneira de ajudar a tantas pessoas que estão precisando de ajuda, principalmente na que questão de atendimento às crianças e adolescentes de nosso município, e reconhece o quão é importante o papel do Conselho Tutelar em Banzaê, mas não aqui, como também em todo o país, por isso se dispõe como membro do CMDCA para juntos realizarem um bom trabalho em parceria com os demais órgão do município, pois a tarefa que tem a ser feita pelo Conselho não é pequena, visto “que tem gente que acha não ser importante votar no conselho tutelar, pois vai estar dando emprego a algumas pessoas, e a realidade não é essa... Se os outros Conselheiros não fizeram muito é porque não podiam, pois teve o apoio total do MP, de um delegado de polícia no município, o poder público também tem sua parcela de culpa”, mas acredita que agora com o apoio desses mesmos órgãos será possível realizar um trabalho melhor.
Mas para ter um trabalho melhor “nós precisamos de uma casa de ‘passagem’ com psicólogos que atendam não só às crianças e adolescentes, mas também aos pais, que estão transferindo sua responsabilidade para a escola e para os Conselheiros Tutelares”
Esses são os novos Conselheiros Tutelares de Banzaê que serão Diplomados no dia 13 de maio (quinta-feira), às 9 h da manhã na Câmara Municipal de Vereadores de Banzaê:
Conselheiros eleitos
01 - ANA MATOS DE CASTRO - 1034 votos
08 - LUCIANA R. O. BITENCOURT GAMA - 802 votos
04 - LAIANE DE SOUZA - 765 votos
03 - MARIA ISABEL C. DE SOUZA - 625 votos
05 - JOSÉ SARBÉLIO G. DOS SANTOS - 601 votos
Suplentes
02 - LUCAS VIANA DOS SANTOS - 508 votos
07 - EIDE DA SILVA ARANHA - 368 votos
06 - AILTON SOUZA ARANHA - 365 votos
01 - ANA MATOS DE CASTRO - 1034 votos
08 - LUCIANA R. O. BITENCOURT GAMA - 802 votos
04 - LAIANE DE SOUZA - 765 votos
03 - MARIA ISABEL C. DE SOUZA - 625 votos
05 - JOSÉ SARBÉLIO G. DOS SANTOS - 601 votos
Suplentes
02 - LUCAS VIANA DOS SANTOS - 508 votos
07 - EIDE DA SILVA ARANHA - 368 votos
06 - AILTON SOUZA ARANHA - 365 votos
Aguarde entrevista com o Promotor de Justiça - Dr. João Paulo dos Santos e com os conselheiros eleitos e ex-conselheiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário