TEMA: Canudos, um exemplo de ECONOMIA SOLIDÁRIA
LEMA: “Eles tinham tudo em Comum”
ROMARIA DE CANUDOS
“ A Romaria de Canudos é um marco na Historia/ é importante resgate de nossa Saudosa Memória, todos os anos acontecem / pois Canudos merece Reviver essa Historia”
Zé Poeta, Poeta Popular – Monte Santo, BA
Anualmente organizada pela igreja Católica e pelo o Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC), a Romaria de Canudos está e, sua 23º edição. Este ano, as atividades estão pautadas em uma temática que articula a Economia solidaria à experiência Cristã, intitulada: “Canudos, um exemplo de ECONOMIA SOLIDARIA”,com lema: “Eles tinham tudo em Comum” (Atos do Apóstolos 2,44).
“ É com este olhar que a Romaria de Canudos de 2010, em continuação a Campanha da Fraternidade, quer refletir o tema da ECONOMIA SOLIDARIA, tão vivenciada na comunidade do Conselheiro. É dentro desta realidade que encontramos no arraial do Bom Jesus, um exemplo de viabilidade, de sobrevivência alternativa, quando em 1893 iniciava-se a Comunidade de Belo Monte.
O êxito foi tão grande que os responsáveis desta cidade não se preocuparam apenas em organizar o ambiente, mas a subsistência das famílias que iam chegando e precisavam ser acolhidas. Aos poucos foi surgindo uma Economia de sobrevivência que consistia no cultivo da terra, na criação de bode, na construção de barracos, no cuidado com a escolaridade das crianças.
Isso nos remete a um aspecto fundamental na comunidade do Conselheiro: a SOLIDARIEDADE. Canudos foi uma experiência popular, inclusiva e participativa. Quem chegava lá recebia alguns benefícios e ali ninguém passava fome. Canudos foi uma sociedade solidaria que se opunha a economia capitalista[...]. Da mesma forma que “Canudos” foi uma resposta aquela situação, hoje a “Economia solidaria poderá oferecer saídas à atual situação” (Folder da 23º Romaria de Canudos).
PROGRAMAÇÃO:
DIA 08/10
14:00 ÀS 17:00 – Apresentação dos resultados das oficinas da dimensão educação para a convivência com o semiárido e dos projetos: reformas infra-estruturais da Escola da 150, e Canudos – Cidade Cenográfica.
19:00 – Exibição do vídeo Aprovado Especial Canudos da TV Bahia.
20:00 – Espetáculo teatral “Canudos” ( Direção de Carlos Carneiro / Supervisão de Paulo Dourado).
21:00 – Show –palestra “Retrato sonoro de Canudos” com o musico e compositor Gereba.
DIA 09/10
9:00 às 12:00 – Reunião interna para avaliação das ações programáticas do projeto Canudos (Fórum de Desenvolvimento Municipal Sustentável e Coordenadores das Dimensões).
DIA 10/10
9:00 às 12:00 – “Oficina Jogo e Relação”.
Ministrantes: Elias Lima e Ser Tão Teatro da Paraíba.( inscrições realizadas até 09/10 ou até o preenchimento das 20 vagas oferecidas).
20:00 – Espetáculo de “Veredas da Salvação”.
Texto: Jorge Andrade / Direção: Christina Streva / Realização: Ser Tão Teatro da Paraíba, com o patrocinio da Petrobras e apoio dos SESC Bahia. ( Entrada gratuita, recomendado para maiores de 16 anos).
REALIZAÇÃO:
IPMC – INSTITUTO POPULAR MEMORIAL DE CANUDOS
PARÓQUIA SANTO ANTONIO DE CANUDOS
COMISSÃO DA ROMARIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário