terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Missões Diocesana 04 a 17/01/2010 - Glória – diocese de Paulo Afonso-Ba

por Josivan Ribeiro

Todo o trabalho missionário teve início no dia 04/01 às 19h na igreja matriz de Santo Antônio com a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo Dom Guido Zendron e os demais padres participantes da missão, junto com os missionários diocesano.
Na ocasião, Dom Guido ressaltou a importância da missão a partir da missão de Jesus; Pe. Aldo relembrou o início dos 10 anos de experiência missionária lembrando o grande passo dado por dom Esmeraldo Barreto (2000-2007), e disse que “o que fazemos hoje, não mais uma simples experiência missionária. É sim, fruto das experiências que já tivemos. E por isso podemos dizer que nesses 10 anos, pomos em prática o projeto missionário de Jesus, e lembrou que a missão deve ser um compromisso de todo o batizado.” (Pe. Aldo – coordenador diocesano da pastoral missionária)
Nos dias 5 e 6, teve-se início aos trabalhos com formação para os missionários participantes, a partir do documento de Aparecida e do trecho do evangelho segundo Lucas 24,13-35, além de informações históricas e geográficas do município de Glória.
No dia 7 (à noite) teve a missa de envio dos missionários, cada um para as comunidades às quais foram designados, com o objetivo, não de levar, mas de ajudar a enxergar Jesus que se faz presente e caminha no meio de nós, como aquele discípulos de Emaus (Lc 24,13-35).
No dia 15, os missionários voltaram das comunidades, trazendo o resultado dessa experiência que foi partilhada no dia 16 na avaliação, com resultados surpreendentes.
De um modo geral, foi do jeito que se esperava: aquele “povo de Deus” tem sede desse Deus, mas faltou – e faltam – pessoas que levassem essa água e esse Deus a esse povo.
No dia 17 houve o lançamento do Ano Missionário Diocesano, da entrega do Trítico (capela missionária) réplica da Capela doada pelo Papa Bento XVI, quando visitou o Brasil na conferencia de Aparecida em 2007. A abertura do ano missionário contou com a presença de representantes de todas as paróquias da diocese. A próxima etapa será o lançamento do Ano Missionário nos zonais da diocese (04/04/2010) e depois nas comunidades (junto com o período do ano sacerdotal).
Agradecemos a Deus pelas graças que ele proporcionou nestas Santas Missões Populares de nossa Diocese, e pedimos que esse Deus nos anime para darmos continuidade a esse trabalho que é vida na vida nossa e de nossas comunidades.

Um comentário:

DANILO disse...

A melhooor experienciiaa D Todass... vAI FIKAR PRA SEMPREE EM MINHA MEMORIA E NA MENTE DE TODO POVO DE GLORIA!! oBRIGADO SENHOOOOOOOOOOOOR