Em meio a toda essa polêmica que ocorre no Município de Banzaê nos últimos dias com relação a decisão de a Prefeita (Jailma Dantas) ter escolhido Aderbal como seu candidato a deputado estadual ao invés de Fátima Nunes, fomos procurar algumas da pessoas influentes do Partido dos Trabalhadores (PT) do município, e todos foram unânimes em não concordar com esta decisão.
Era de se esperar que esse apoio viesse para alguém que fosse filiado ao PT, mas isso não aconteceu. Mesmo assim, o PT respeita essa escolha dela e diz que o grupo não vai bater de frente com a mesma, pois o que eles querem é que o município cresça com isso, mas criticam a atitude de não ter comunicado isso ao Partido, já que o mesmo procura – sempre – tomar suas decisões em conjunto.
O NM (Noticias do Monte) selecionou as seguintes perguntas:
- Qual sua opinião sobre a decisão da Prefeita Jailma de apoiar Aderbal (PP) ao invés de Fátima Nunes (PT)?
- Qual o posicionamento do Diretório Municipal?
- Quais os projetos trazido por Aderbal para Banzaê?
- E qual o motivo de tê-lo apoiado?
Vejamos o que disse cada um dos entrevistados:
Cida – Presidente do PT em Banzaê
Eu fiquei um pouco surpresa com a decisão dela, devido ela ter entrado no partido sido com o apoio da Deputada Fátima Nunes... a deputada apoiou ela pra entrar com a gente, e é uma surpresa porque muito de nós daqui de Banzaê, acho que a população toda, não conhece esse Aderbal e muito menos o trabalho que ele fez, principalmente pra nós foi uma surpresa enorme. Mas como estamos num quadro político tudo é válido e...
Nós do diretório já nos reunimos e estamos todos claros, nós vamos apoiar quem o grupo todo decidir, e o grupo está com Fátima Nunes como Estadual, e com o Federal ainda vamos decidir porque não foi definido.
Sobre as obras de Aderbal:
Não percebo e nem conhece devido também não conhecê-lo, nunca ouvi falar de obras dele aqui no Banzaê. E com relação ao motivo de apoia-lo nós não sabemos, ainda mais devido ela fazer parte do partido e não comunicar pra n gente foi uma surpresa e tanto, mas, é política, fazer o quê?
Domingos do Baixão (DIRETOR MUNICIAL DE ESPORTE)
Eu avalio que a decisão da Prefeita foi uma decisão errada, porque Aderbal antes era aliado ao ex-governador Paulo Souto era um “dos braços direitos” como o ex-deputado dela José Nunes era também, na Assembleia hoje que veio para o PP, mas porque o PP é aliado do Governo não quer dizer que é do PT é pra votar em Aderbal. Se fosse pelo ao menos em um do PC do B, que eles são nossos companheiros, e a gente poderia aceitar, normalmente. Mas eu creio que foi uma decisão precipitada, que se não quisesse votar na Deputada, visse outro nome no partido... e eu creio também que teve uma grande culpa do secretário Rui Costa que pode pegar os votos do PT de Banzaê, mas em breve pode definir o Estadual e o Federal vamos fechar com Rui Costa e Fátima.
Eu acho que o Diretório seria totalmente contra essa decisão com relação ao apoio a Aderbal, por que hoje, digamos assim, que o PT não fechou totalmente seu apoio a Fátima, mas 90% do partido já esta decidido a votar em Fátima. Também tenho um grande respeito pela Deputada Neuza, me deu uma grande atenção nesse mandato. Eu votei em Fátima, mas foi A deputada Neuza que me deu grande apoio nas campanhas para vereador, me atendeu bem em seu gabinete, mais até do que a Deputada Fátima Nunes. Mas, Fátima é da região, então é melhor sentarmos e escolher o que é melhor pra Banzaê, e não pra mim. Quanto ao que ele fez em Banzaê? Nada! Nenhum! Pra ser sincero eu só o conheço de nome, pessoalmente só o vejo através de informativos da jornais e TVs sobre política, pois desde 2002 que eu estou engajado na política, por isso procuro me manter informado... então conheço só de nome, mas de projeto, não. Eu creio que ele nunca veio em Banzaê, se veio não fiquei sabendo, e é um deputado que não merece o apoio de Banzaê, na minha opinião.
Os bastidores da política são cheios de surpresa. Falar algo sem certeza eu não posso, mas creio que ela teve os motivos dela, mas digo que foi motivo de decepção para o partido, que acolheu ela... não muito bem acolhida porque foi só por um voto, mas ela deveria se fortalecer dentro do partido apoiando um candidato de PT. Se não fosse Fátima, que fosse Neuza, em fim, outros candidatos que hoje temos 10 a 30 do partido. Poderia ser um deles.
Prof. Jorge da Queimada
A minha opinião é que a Prefeita tomou um decisão isolada, uma decisão que é dela, não consultou ao partido, e que certamente ela decidiu Poe si só, deixou uma companheira pra apoiar alguém que, é bom lembrar, não é do partido, é da base do governo, mas não faz do partido, o motivo pelo qual ela decidiu apoiar esse “senhor” Aderbal eu não sei ainda, mas talvez seja pelo mesmo motivo de Aleluia... Quem não lembra de Aleluia há 4 anos que teve aqui em Banzaê e “pescou” quase 3 mil votos?. E nunca mais a gente viu Aleluia em Banzaê e nem ouve falar de Aleluia em Banzaê. Então, um dos motivos seria esse. O outro é desrespeito para com o partido, uma instituição séria que merecia o respeito dela e todos nós, só que ela não dar o devido respeito ao Partido. Sobre o isso o Partido ainda está dialogando. Certamente ela será convidada pra uma reunião para se explicar, só depois vamos ver o que o Partido decidirá. De antemão eu acho que, se o meu voto fosse o voto de todo o Parido, ela não estaria mais no Partido. Mas o Partido é o Partido. A decisão é do grupo, é da maioria, e eu estou com a maioria, não no sentido de apoiar Aderbal – friso – nós temos nosso pensamento, nossa linha de raciocínio e votamos em quem estar na nossa linha de raciocínio. Projetos que eu conheça – e nem sei se existe – nenhum. Se existir, que a Prefeita com o seu grupo que esta apoiando que diga quais são os projetos de Aderbal aqui pra Banzaê, que nós até agora não vimos. Ele já está deputado, como já disse, desde o mandato anterior, e, se quer, veio passear em Banzaê. Entao, ele nunca veio aqui nem fazer turismo. Então não sei o porquê desse interesse, desse surto, na verdade, em a Prefeita querer trazer para aqui para Banzaê mais uma vez um “Aleluia”.
Renivaldo (ASSESSOR ESPECIAL DA PREFEITA)
Eu, como petista, esperava que, realmente, a Prefeita viesse apoiar alguem que fosse afiliado ao Partido dos Trabalhadores (PT), mesmo que não fosse a Deputada Fátima Nunes, mas que fosse alguém que comungasse com as ideias do Partido. Não sei quais foram as razões, não estou aqui para julgá-la e nem tentar entendê-las, deve ter tido seus motivos, mas na condição de filiado do PT, de alguém que acredita que o PT representa maior mudança não só para a nossa região, mas para o nosso país, esperávamos que viesse apoiar alguém do PT. O diretório vai procurar dar apoio a alguém que tem a mesma linha de pensamento, provavelmente tudo indica que será a Deputada Fátima Nunes, que “tá” caminhando muito bem pra isso, e que a gente não querer brigar com a Prefeita, já que a mesma também faz parte do quadro do Partido aqui do Município, não vamos querer bater de frente pra não criar um atrito no partido aqui no município e estragar as relações entre a Prefeita e o Partido.
Com relação a projetos de Aderbal, eu não tenho conhecimento até o momento, a não ser para o futuro... mas, na verdade fiquei conhecendo o nome de Aderbal há pouco tempo.
E na reunião que tivemos hoje (13/05/2010) foi pra amarrar nosso pensamento, a um apoio pra que todos os filiados comunguem com o mesmo candidato ou candidata e a gente não tenha divergência e o Partido venha a se enfraquecer no futuro. Já estamos quase fechado o nome de Fátima Nunes e Rui Costa como Federal, que é apoiado pela Prefeita, que é uma opção e mais provável apoiarmos, mas ainda depende de uma conversa nossa com o candidato Rui Costa pra saber dele qual o seu compromisso com Partido e com o município.
Almeida da Queimada (DIRETOR MUNICIPAL DE INDÚSTRIA COMÉRCIO E COOPERATIVISMO)
Não é agradável pra nós, até porque não estamos aqui querendo bater de frente com ela porque estamos no mesmo barco, mas não foi uma coisa combinada, nunca sentamos, então a minha opinião por ela estar hoje no Partido, deveria sentar conosco pra saber se realmente era isto que a gente queria, e até – quem sabe – apoiar. Mas como não houve isso, a gente não vai apoiar o candidato dela no Estadual. Falo isso em nome de todo o diretório, não é uma opinião minha isolada. Já sentamos e conversamos sobre isso. Não sabemos, então, qual o motivo pelo qual a Prefeita decidiu apoiá-lo, já que não tem nenhuma obra trazida por ele para o município.
Segundo o ex-cacique Manoel do Araçá (DIRETOR MUNICIPAL DO DEPARTAMENTO INDÍGENA), Jailma não ofereceu apoio a Fátima pelo fato de “até o momento não teve uma emenda de Fátima Nunes para o Município de Banzaê... ‘Tudo bem! É companheira, teve na época da campanha, ajuda nas reivindicações, mas não teve uma coisa concreta: isso aqui foi especificamente pra o município de Banzaê’. E aí, pra Federal, está apoiando o Rui Costa, e pra Estadual ela estaria sem candidato... segundo ela iria deixar nas mãos do Governador, quem ele indicasse, seria “ele” o candidato que ela iria apoiar. Desde o início, politicamente ela nunca apoiou Fátima Nunes, nunca apoiou o Partido, pois veio de outro partido, e aí, tem sempre esse “meio-campo”, esse constrangimento, não seria agora, que ela veio pra o Partido, que ela iria aderir, eu vejo que é por ter vindo de um outro “campo””.
O NM procurou o Vereador Vanderlei (PT), mas não pode responder às nossas perguntas no momento, e com a prefeita ainda não conseguimos entrar em contato. Mas faremos de tudo para que ela venha dar algumas explicações – que acreditamos ter – ao povo de Banzaê.
2 comentários:
A política em Banzaê ta um caso sério. Parece que esse negócio de separação em grupo politico é a coisa mais comum no Banzaê. Até qunado isso vai ser assim>
Nem sempre "esse negócio de separação" se torna uma coisa ruim, pois é pra isso que a política serve, para podermos mudar "pular" de partido quando acharmos que no q estávamos não está sendo bom, o bom é que podemos mudar...
Em relação a enquete, eu votei na opção "outro", porque não achei falta de respeito, e não concordo nem discordo com a Prefeita, apenas acho que Fátima Nunes não tem representado como deveria fazer uma deputada, ela era melhor como oposição pois defendia as causas dos sem terras e hoje pouco se ouve falar de projetos feitos por ela, alias ela deve ter feito algo sim, mas foi pela cidade de Cícero Dantas, por Banzaê não tem nenhum. Então como ela não teve nada acrescentar para Banzaê não temos porque votarmos nela, mas também não concordo com a escolha da Prefeita em apoiar esse Aderbal que apareceu do nada. Vamos ver que argumentos a prefeita vai usar para apresentar esse candidato a população, só espero q se ele ganhar faça jus ao votos.
Postar um comentário