segunda-feira, 26 de junho de 2023

Em Sessão relâmpago, vereadores aprovam reajuste dos 14,95%, e professores se sentem traídos pelos vereadores

Parece que a novela do reajuste do Piso do Magistério em Banzaê chegou ao último capítulo na noite desta segunda-feira.

Embora fosse esperada uma Sessão Ordinária, o que aconteceu na Câmara Municipal de Banzaê hoje (26) foi uma sessão "relâmpago" (relâmpago porque o assunto principal não estava em pauta, pelo menos para os vereadores da Oposição, como relata a vereadora Sessé), onde foi lido a Ordem do Dia, e sem nenhuma inscrição dos edis para fazer uso da palavra, somente a Vereadora Sessé, da oposição fez uso da palavra, os vereadores aprovaram o reajuste.

Segundo Roger Enfermeiro - Presidente da Casa -, a votação do projeto não foi surpresa, pois "em reunião com SISMUB e a Prefeitura , ficou acordado a votação para hoje", disse ele. E ainda esclareceu que os vereadores presentes foram consultados a respeito da votação, é que "quem passou a informação de que o projeto não seria colocado na ordem do dia, informou errado."  Para ele, essa foi a melhor forma de evitar acarretar um prejuízo maior para a classe de professores.

Depois de vários meses de negociações e manifestações, o Projeto de Lei – PL - que concede os 14,95% de aumento salarial para quem não tem licenciatura foi aprovado. Aos professores que possuem licenciatura, pós-graduação mestrado e doutorado, não sabem quanto será seu reajuste, pois o PL não trata desse assunto. O mesmo aconteceu em 2022, quando todos esperavam os 33,24% de reajuste, e isso não ocorreu.

Assim, essa segunda-feira foi de intensa negociação entre o SISMUB - sindicato dos servidores públicos - e a Secretaria de Educação. Até um ofício foi protocolado na Câmara de Vereadores solicitando a retirada do PL de pauta, em razão das negociações entre as partes.

A Vereadora Sessé afirma que foi surpreendida com o PL na pauta, pois até as 19h o mesmo não estava entre os assuntos do dia.

Com isso, a grande maioria dos professores, que estudaram e se qualificaram para oferecer um ensino de qualidade aos estudantes de Banzaê, se sente traída pelos vereadores da situação. Lembrando que esse PL foi aprovado por todos da Situação, com uma abstenção (vereadora Sessé) e duas ausências (o vereador Zé Peixinho e a vereadora Keila, da Oposição).

Não foi do jeito esperado, mas a novela chegou ao fim, pelo menos nessa temporada.

4 comentários:

Anônimo disse...

Traidores e mal caráter

Anônimo disse...

Traidores, sem caráter e a favor da desvalorização dos professores

Anônimo disse...

Melhor prefeita da região 👏

Anônimo disse...

Ano que vem é só apertar o 13 kkkk