segunda-feira, 10 de setembro de 2012

História das igrejas (nova e velha) de Santa Tereza - Ribeira do Pombal




A Velha e Nova Igreja de Santa Tereza em Ribeira do Pombal: Em relação a velha Matriz de Santa Tereza, foto abaixo, é desconhecida qualquer dado a respeito de sua construção, sabe-se, porém, que em 1667 quando o padre João de Barros e Jocab Roland deixaram a aldeia, já se registrava a construção de uma capela. Observando assim que a velha matriz já fora deixada por eles.
A nova matriz teve sua construção iniciada nos anos de 60 com projeto solicitado pelo então Ministro Oliveira Brito, figura ilustre e de destaque nacional nascido em Ribeira do Pombal, ao famoso arquiteto Oscar Niemeyer (que projetou Brasília). Em 1961 foram iniciadas as obras da igreja, com recursos do Governo Federal, e logo foram levantado o complexo alicerce e a fachada, idealizada por Niemeyer.
Somente os alicerces para ergue-se a nova igreja precisou de 1700 caçambas de barro para terraplanar, que foram oferecidas pelo Sr. Rui Bacelar quando era um dos diretores do DERBA. Os esteios do teto foram oferecidos por Oliveira Brito. Com o Golpe Militar de 1964, as obras foram interrompidas, sendo retomadas em 1968, com a chegada do Padre Emílio Ferreira Sobrinho.
A partir de 1968 começa a campanha da paróquia junto à sociedade para levantar fundos para o termino da igreja, inclusive se conseguindo recursos dos católicos europeus para o telhado, tendo a importante participação do senhor Venâncio Antônio de Carvalho que funcionou como verdadeiro coringa, atuando como mestre de obras, pedreiro e até “engenheiro” e ajudantes os senhores Valdemar Antônio de Carvalho, Alvino de João de Chico e Fulozinho.
Em 1971 foi celebrada a primeira missa na nova Matriz de Santa Tereza, padroeira do município, tendo como celebrante o padre Emílio Ferreira Sobrinho e o sacristão o Sr. Quinca, que auxiliava antes o Padre Epifânio. O padre Emílio Ferreira Sobrinho desde 1968 acompanha a vida religiosa do município. O novenário de Santa Tereza vai dos dias 6 a 14 de outubro, sendo o dia 15 de outubro o dia da santa com missa festiva e solene pela manhã, a tarde acontece o tradicional leilão, a procissão pelas principais ruas de cidade, encerrando a festa com a benção do Santissimo aos devotos da nossa padroeira.
Do www.bahia.com.br e do rdopombal.blogspot.com.br. Referências AMORIM, Fernando, Memórias Históricas de Ribeira do Pombal - BA. Salvador. 1998. --> http://blogdojoilsoncosta.spaceblog.com.br

Nenhum comentário: