quarta-feira, 9 de junho de 2010

Fiés se despedem do corpo de Irmã Dulce e aguardam sua beatificação


Fonte: oglobo.globo.com
O corpo de Irmã Dulce, morta em 1992, foi sepultado em definitivo nesta quarta-feira na Capela das Relíquias, na Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em Salvador. Seguidores da religiosa, que teve uma vida de dedicação aos pobres, agora aguardam Irmã Dulce ser beatificada pelo Papa Bento XVI.
Nesta terça e quarta-feira, milhares de fiéis participaram de uma vigília diante das relíquias (como são chamados os restos mortais de beatos e santos) de Irmã Dulce. Logo após sua morte, há 18 anos, a religiosa foi sepultada na Igreja da Conceição da Praia. Em janeiro de 2000, quando começou o processo de beatificação, os restos mortais de Irmã Dulce foram transferidos para a Capela do Convento Santo Antônio, sede das Obras Sociais Irmã Dulce.
A exumação do corpo aconteceu na semana passada e foi acompanhada por representantes do Vaticano que se mostraram impressionados com a mumificação natural do corpo 18 anos após a morte de Irmã Dulce. A exumação é a penúltima etapa do processo de beatificação, que é finalizado pelo papa. Agora só falta mais um milagre atribuído à religiosa e reconhecido pelo Vaticano para que ela seja canonizada.
- A roupa estava conservada mesmo após 18 anos, apesar de um pouco escura. O semblante dela é muito sereno, não há odor - diz Maria Rita Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce.
Chamada pelo escritor e devoto Jorge Amado de Santa Dulce da Bahia, a freira comoveu a Bahia em seus 77 anos de renúncias e dedicação aos pobres. Desde o dia 13 de março de 1992, data de sua morte, o número de graças concedidas pela intercessão de Irmã Dulce tem se multiplicado em todo Brasil.
Batizada de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a professora de história e geografia resolveu homenagear a mãe, que morreu quando ela tinha apenas 6 anos, ao se ordenar freira da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em Sergipe, aos 20 anos. Dali em diante, ela seria conhecida, e cultuada, como Irmã Dulce.
A dedicação aos necessitados começou bem antes de seu ingresso na vida religiosa. Aos 13 anos, após conhecer uma comunidade carente na companhia de uma tia, Irmã Dulce começou a ajudar aos necessitados na porta de sua casa, em Salvador.
Nas duas primeiras visitas que fez ao Brasil, o Papa João Paulo II desviou seu percurso para visitar a Mãe dos Pobres na Bahia. Em outubro de 1991, Irmã Dulce já não dormia mais na cadeira de madeira onde passara as noites dos últimos 30 anos de sua vida.
Com 70% da capacidade respiratória comprometida, a freira baiana recebeu o Santo Padre em sua cama de enferma no Convento Santo Antônio (inaugurado por ela em 1947), onde cinco meses depois viria a falecer.
Foi no galinheiro desse mesmo convento que, em 1949, ela instalou os 70 doentes carentes que cuidava, dando origem ao Hospital Santo Antônio, hoje reconhecido pelo Ministério da Saúde como o maior hospital beneficente do Brasil.

11 comentários:

Unknown disse...

Cheguei a 1(um)metro do caixão ainda aberto com o corpo de Irmã Dulce, senti cheiro forte de formol, e se é um cheiro que não me engano é este, aí ficam dizendo que não havia odor, mentira, a mumificação é a base de formol. Após as fotos, fecharam rapidamente o caixão com uma tampa transparente de acrílico para esconder o cheiro do formol. Aí ficam falando em mumificação, carne embebida em formol nenhuma bactéria, mosquito ou outro bicho come. Deixem os restos mortais desta senhora descansarem em paz.

Anônimo disse...

A igreja católica sempre querendo se aproveitar para "angariar" mais coitados, fazendo seus showzinhos como "preservação natural" ou pior, quando jogam alguma imagem de santo em um rio e depois, como sempre, alguém acha e diz que é milagre.. Esse país vai demorar a sair dessa palhaçada que envolvem os malditos pedófilos padres, bispos,etc.. Por isso minha crença (se é que possa chamar assim) é: Cuide de sua vida, faça as coisas certas e pense 2 vezes antes de fazer algo. Pronto tá aí o livre arbítrio de cada um.

Anônimo disse...

Amados, Paz e bem, parem de criticar a Igreja Católica, pelos fatos ocorridos como pedofilia e outros casos, não é só na nossa igreja q isso acontece, tambem em outras religiões, porem eles tratam do assunto com mais cautela, e assim não deixa vazr para ás mãos da imprenssa. porem Queridos e Queridas nossa Religião, a Católica Apostolica e Romana, esta tomando suas posições e assim os padres serão punidos da forma que devem ser, caso isso não venha acontecer, só cremos em uma justiça que tarda mas não falha, que é a de DEUS. Sou Cerimoniario e no tempo que fui coroinha graças ao bom Deus não fui molestado e se fosse não teria vergonha de Denuciar.

Confiemos na justiça de Deus que é a unica que não virá a falhar.

Ms.s

Anônimo disse...

Concordo plenamente com "Anônimo do dia 9 de maio), A Igreja Católica tem tantas ações boas que nenhuma outra ou grupo que se dizem sociais tem. E pedofilia é cometida em vários setores da sociedade. Veja os exemplos dos consultórios de psicologia, clubes esportivos - e ainda mais nos EUA - agora ficam só jogando cruz em alguns casos que aconteceu na I. Católica. Invés de criticar, tente ajudar. seja um bom cristão, um bom católico, aí você verá as virtudes que tem a Igreja.

Anônimo disse...

Interessante como é fácil podermos criticar a Igreja Católica.
Sou ex- protestante, com a graça Deus conheci e me converti a católico.
Hoje dizemos e julgamos a Igreja Católica por causa de alguns escândalos de pedofilia. Engraçado será que é somente nela que existe isso. Um pastor da antiga Igreja que participei muitas e muitas vezes tentou alizar minha genitália.
Somos sempre juizes daquilo que não compreendemos, ou daquilo que de alguma forma me incomoda. Afinal uma Igreja de 2000 anos não foi fundado por qualquer descontente e aproveitador de pessoas ignorântes.
Sim graças a Deus na igreja Católica existe o pecado, pois assim me faz lembrar que Ela é santa porque Cristo a instituiu, mas também pecadora porque ela é composta por humanos. Que bom saber que posos me aproximar dele, pois sendo pecador somente lá poderei encontrar o abrigo e o perdão de Cristo.
Afinal se eu fosse perfeito deveria estar no meio dos anjos e não aqui na terra vivendo em berros achando que Deus é surdo e que somente assim ouvirá minha oração.
Aprendi na Católica que Deus está dentro de mim e sendo assim no silência da minha oração ele me ouvirá.
Sou católico com a graça de Deus, não sou nenhum ignorante em que alguem com meras palavras sem fundamento e porque diz estar "falando por Deus" eu acolho e começo atacar o diferente.
Sou católico porque acima de qualquer ignorãncia, sou capaz de respeitar o que o outro crê.
Não sou nehum limitado intelectualmente, porque se fosse não obetria o título de Doutor em umas das melhores universidade públicas do país.
E é por isso que penso, que se realmente o protestantismo estivesse a serviço de Deus, não estaria jorrando ataques as outras religiões.
Sim sou ex-protestante sim, mas sabe porque assim me tornei?
Porque um dia resolvi descobrir porque tanto odio de nosso protestantismo contra o catolicismo e descobri que é mais fácil eu atacar a verdade e iludir na ignorância do que ter que admitir que eu que estou errado. Não é atoa que a Católica persistente por 2000 anos, porque ela não surgiu na mentira e muito menos no ódio. Ela surgiu do amor de Cristo e do seu sangue jorrado no calvário. Ela surgiu da efusão do Espírito Santo sobre os apóstolos e seus atos.
Que pena que o protestantismo apenas surgiu no séc. XV e assim mesmo por um hipócrita que como Lutero pensava na salvação, mas através dos bens e não da graça de Deus.
Sou católico sim com muito prazer, católico neo-batizado neste ano de 2011. Porque abri meu coração a graça de Cristo.
Sou católico sim, porque o que me adiantava dizer ser evangélico se eu não punha em prática as palavras de amor, perdão e união. Ao descobrir a verdade, me senti como o diabo que apenas ataca.
Cristo rezou pela união: "Que todos sejam um (...)", mas eu prego a separação e o odio religioso, como ainda teria a ousadia de dizer ser evangélico.
É tão bom falar "merda" quando o que está a minha frente e incompreensível a minha inteligência limitada.
Tenho Maria Santíssima sim como Mãe. Porque Cristo a instituiu assim. Mas o que fazer para dizer ao outro isto.
O Diabo é o inimigo da Salvação do Homem, e Maria é aquela que esmaga a cabeça da Serpente, porque gerando o Salvador destruiu o plano do demônio.
Se o demônio odeia Maria, porque aqueles que trazem a divisão não a odiaria também.
É triste saber que a mentira e o ódio é a maior divisão da fé evangélica.
Estive na exumação de irmão Dulce e posso alegar que o fato de formol e todo mentira. E o que uma protestante estava fazendo em um ato católico?
Aos caros evangélicos, por favor podem continuar perseguindo esta Santa Igreja, afinal de contas Cristo foi perseguido. E o livro do apocalipse nos mostra a Igreja sendo perseguida pelo terrivel Dragão.
Deus seja eternamento louvado e adorado pela Santa Una Igreja Católica realmente Apostólica Romana, santa e pecadora.

Anônimo disse...

salve nossa santa bem aventurada irmã Dulce .

Emanuel disse...

Quanta besteira. Quer defender a religiao dele chamando os outros de burros. Doutor ainda haha qlq um se forma hj em dia heim.

Anônimo disse...

Lendo o comentário enorme de um anônimo que se diz ex-presidente e agora católico. Afirmando que nós protestantes pregamos ódio contra a igreja católica. O mesmo afirma que antes quando evangélico pregava e não vivia e que no ano em que postou , esclarecido por ser católico e doutor, continua a fazer a mesma coisa. O que me faz crer que essa pessoa na verdade nunca conheceu a Cristo, não entende sua mensagem, seu sacrifício. Apenas está em busca de uma religião ao qual possa defender. Só que nem isso ela consegue fazer porque falta-lhe conhecimento. Não sabe nada da igreja que defende, nada da história católica, nem da história do mundo, muito menos da história protestante, do nascimento das igrejas católicas e sua resistência (como se deu esses 2000 anos), não entende nada do que é justamente seguir e defender justamente a igreja apostólica Romana (romanaaa). É por isso que Cristo é tão perfeito em tudo, já sabendo de tudo isso. O povo peca por falta de conhecimento. Precisam nascer de novo, agora faça que nem Nicodemos e questione como se faz isso. Os cristãos evangélicos nunca pregam ódio a qualquer que seja a religião, o fato de não concordarmos com as práticas de outras não quer dizer que odiemos ninguém. Isso é mentira. As pessoas que usam o nome de Cristo pra tais práticas, ou se escondem dentro de igrejas evangélicas pra fazer isso em nada nos representa, assim como são iguais as pessoas que como você, atacou aos evangélicos neste texto e ainda claramente demonstra completa raiva aos evangélicos. De fato assim como em toda instituição tem suas falhas, mentiras, armações a igreja católica é mestra nisto, desde seus 2000 anos rsrs, mas há esperança pra todos nós, pois quem muito é perdoado, muito é amado! Agora com relação aquilo que é pregado e que vc deveria ter conhecimento são a verdade explícita principalmente pelo próprio Jesus, que em nada compactua com a adoração de imagens e esculturas entre outras questões que nem entrarei aqui. Estou falando disso pois tem relação com a postagem. Toda a bíblia, história de Israel, mesmo antes e depois de Cristo, combate a exatamente isso. Só faltam dizer que não adoram, se isso não é adorar não sei o que é. E o pior ainda levam multidões (na maioria leiga) a mesma prática. Deus condena qualquer tipo de adoração que não seja a Ele, somente a Ele. Mas deixem os mortos enterrarem seus mortos. Ou melhor agora desenterrarem, adorarem... O que podemos fazer é pedir que o Senhor que é misericordioso, salve-nos da cegueira, da surdez que impedem de ver até mesmo o que é óbvio. Reconheço a obra que Dulce fez, assim como muitas pessoas fazem e nem se quer tem seus nomes divulgados, mas obra não salva. Faz parte do processo, pq com efeito produzimos em amor, pois a fé sem a obra é morta. Nossa tantos textos do próprio Jesus poderia citar! Mas sugiro que só leiam a bíblia independente da congregação pra que através da verdades sejais libertados. E a propósito sou cristã evangélica a 16 anos. Ex-presidente católica (na infância, mas consciente) falo do que sei, em ambas experiências e conhecimento (ainda pequeno) da palavra de Deus e história do cristianismo. Deus abençoe 🙌 O único intercessor é Cristo.[24/9 08:45] Momô Claro: Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem. "No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam." Atos dos Apóstolos☝🏼 17:29-30.
A bíblia é recheada, mas citei este que está em Atos (Novo testamento). Graça e Paz!

kayth disse...

Fico indignada como existem pessoas maléficas ,que ficam criticando e falando mal da Igreja Católica.Cristo não quer isso me diga Andréia e Adilson em que parte da Bíblia está escrito que devemos criticar as pessoas e suas religiões?Se vocês não tem o que dizer fiquem calados ,ninguém pediu suas opiniões e nem mesmo os obrigaram a lerem a matéria.Ajoelhem-se e peça perdão a Deus sobre suas blasfemeas.Um dia vocês vão prestar conta não a mim ou a qualquer outro ser humano que , e sim ao Único Senhor e Deus

Unknown disse...

descanse em paz irmã Dulce

Marinelson Almeida Silva disse...

Quanta profanação. Quanto rancor diante da Santidade e da caridade de uma Santa que já era reconhecida como tal em vida. Infeliz daqueles que não tem a graça de sentir a santidade dentro de si. Todos nós somos convidados a ser santos. Para tal, temos que nos despir da nossa medíocre humanidade. Ela nos coloca na soberba de achar que sabemos de tudo. Somos criatura de algo maior e que só conseguimos alcança-la diante da humildade. Até o ultimo minuto de nossa medíocre vida humana, Deus nos permite reconhecer a Sua Divindade e aos que a seguem. Isso aconteceu a um dos ladrões pregado na Cruz ao seu lado. "- Senhor, quando estiveres ao lado do teu Pai, lembra-te de mim".
"- Ainda hoje estaremos juntos na morada do Meu Pai".