quarta-feira, 2 de junho de 2010

Fiscalizar é um ato de cidadania

Qualquer cidadão que presencie um crime em flagrante tem o direito de dar voz de prisão, a polícia isso é um dever. Assim também é com a fiscalização das contas públicas, da prefeitura, do estado e da união, o cidadão tem o direito, já os órgãos fiscalizador tem o dever. E uma forma simples de acompanhar as contas das prefeituras é através do site do Tribunal de Contas dos Municípios, www.tcm.ba.gov.br e pelo o portal da transparência, www.portaldatransparencia.gov.br


O cidadão tem a curiosidade vai saber que uma Secretaria de Saúde, de um determinado município da região gastou mais de R$ 137.000,00 em combustível no ano de 2009. Se colocarmos o preço do litro a R$ 3,00 no ano passado, então teria mais de 45.000 mil litros de combustível, que daria pra abastecer 900 carros com 50 litros no tanque em um ano. 


Com esse combustível dava pra ir de Ribeira do Pombal à Salvador, ida e volta, mais de 350 vezes, ou de Ribeira do Pombal à Tucano, ida e volta, mais de 3000 vezes, isso com um carro “cachaceiro” aquele que faz 5 km com um litro, imagine se ele estiver bem regulado. 


Você pode até não querer exercer o seu direito, mas você tem o dever de saber, como está sendo usado o seu dinheiro. Pense nisso e melhore a sua vida e de sua comunidade.




Raimundo Nonato Melo
Servidor do Ministério Público da Bahia
Atualmente atua em Paulo Afonso-Ba.
Articulador e colaborador de
Vários Movimentos Sociais e Religiosos
promovidos pela Igreja Católica
em Banzaê desde 1995

Nenhum comentário: