Ontem foi o dia da Padroeira Nossa Senhora das Graças (na comunidade de Palmares e Novo Segredo) mas adiada para hoje devido às missões realizadas pela paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Essa festa da padroeira deixou de se realizar desde 1997 - período em que os índios Kiriris tomaram posse de suas terras que incluia a comunidade de Segredo (velho), e agora retomada junto com as duas comunidades que pertencem a municípios diferentes (Novo Segredo: Ribeira do Pombal e Palmares: Banzaê) sendo separados politicamente por um riacho.
Depois de vários esforços de animadores da paróquia, e agora seu trabalho reforçado com a administração paroquial de Pe. Mário Gonella, juntamente com o Grupo Missionário Levanta-te, a comunidade se reanima e procura caminhar seguindo os passos de Jesus.
Foram cerca de 10 missionários coordenados pelo missionário João da comunidade do Camarão, além de animadores de outras comunidades da Paróquia de Banzaê e outras comunidades de Ribeira do Pombal (Curral Falso, Barrocão e Pedras), que contribuíram com suas experiências de vida comunitária.
O que mais ficou marcado nos missionários é que eles encontraram testemunhos de pessoas que diziam que abandonaram a Igreja Católica por que faltavam pessoas que levasse adiante o anúncio da Palavra de Deus, mas que agora estão vendo uma esperança surgir.
Ontem aconteceu uma noite cultural apresentando as principais manifestações da comunidade, envolvendo música e danças, rezas, piadas e brincadeiras, tudo para mostrar que evangelização se faz quando procuramos promover de maneira digna e sadia a alegria das pessoas, sem esquecer o essencial que é Jesus Cristo.
Assim as comunidades de Palmares e Novo Segredo "encerram" as missões e o novenário com a Santa Missa celebrada às 15 horas, fazendo a abertura do novo Ano Litúrgico que se inicia hoje com o Advento (espera pelo nascimento de Cristo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário