quarta-feira, 9 de março de 2011

1º Seminário Municipal de Formação Politica do PT Banzaê e o Dia Internacional das Mulheres

O Diretório Municipal do PT de Banzaê realizou nos dia 08/03 deste ano, no Salão Paroquial Oásis, um Seminário de Formação Política com  o tema: PT 31 anos de luta, na ocasião o evento homenageou as mulheres pelo seu dia e pelas suas conquistas.
Organizado por Bruno, Genildo, Socorro, Fernandes, Deivid, Fábio, Jorge, Renivaldo, Vanderlei e Ex-cacique Manoel, sendo mediado pelo Mestre de Cerimônia Nonato Melo, que dinamizou muito bem o seminário com "flashs" de informações para se ter um bom relacionamento com as mulheres apresentando resultados de pesquisas científicas. Mais 95 pessoas marcaram presença, entre esses estavam militantes do PT de outras cidades: O vice-prefeito e vereador de Cícero Dantas Gilmar e Zé Carlos; o vice-prefeito de Ribeira do Pombal Dr. Jairo, Cisquinho e Jeandro; a deputada estadual Fátima Nunes, que marca presença no município de Banzaê conversando e ouvindo o povo, além de partidos que fazem a aliança com o PT: o PV e PCdoB de Banzaê e PDT e a prefeita Jailma no primeiro momento do encontro.

O objetivo do encontro foi fazer um memorial na vida do PT desde sua origem até os dias atuais, e reconhecer que suas incansáveis lutas não foram em vão, como mostrou O vice-prefeito de Cícero Dantas - Gilmar - dando uma aula de história e ditadura versus democracia partidária e economia, relembrando as duras críticas e perseguições enfrentadas pelo partido impostas pelos "chefões" apresentada pela imprensa quando divulgava que o pobre não podia fazer parte e muito menos fundar um partido, "pois era coisa de burguês", relembrou ele de um fato que aconteceu em São João da Fortaleza - Cícero Dantas (povoado onde nasceu) - ao apresentar as propostas do partido para seus familiares e amigos. Uma das grandes conquistas que PT alcançou foi a redução dos esmolés nas ruas por causa dos programas intensificados no governo petista, e respondendo a uma pergunta que surgiu da plalteia sobre "o fato de a Festa dos Velhos ter acabado" ele disse que "isso não foi a prefeitura e nem nenhum político, e sim a própria comunidade quando substituiu a tradição pelos trios elétricos e blocos de rua, deixando os "velhos" de fora, e também a importação de artistas "forasteiros" deixando os da terra sem participarem da tradição.
Adenilza da  área indígena Kiriri (Araçã) em suas palavras relembrou os sofrimentos e mortes de mulheres indígenas e não-indígenas para chegarem à vitória que celebram, e pediu que o diálogo fosse reforçado na vida pessoal e social, pois sem ele tudo se torna mais difícil. E finalizou: "nós pedimos atenção e carinho para com as mulheres.
Zé Carlos disse que "Lula veio para quebrar vários paradigmas" e fazer uma abertura para o povo na participação política, isso se torna concreto quando se analisa a estrutura política do pais que é formada por cinco poderes, sendo que três desses são oficiais (legais) e dois são bem mais importantes: a massa e imprensa.
Você se lembra em quais candidatos e partidos votou nas últimas eleições? Essa foi a pergunta inicial do palestrante Renivaldo ao esboçar sobre partidos políticos do Brasil e sua importância, definiu os tipos básicos de partidos: direita, esquerda, centro, extrema-direita e extrema-esquerda e se fundamentou  muito em Frei Betto e Leonardo Boff - teólogos católicos da libertação, para realizar o seu discurso.
"Hoje vivemos em uma sociedade melhor, sem tantas lutas sociais, mas de muitas conquistas. Corríamos atrás da escola e hoje a escola atrás de nós..." A deputada Fátima Nunes realizou seu discurso nessas linhagem, relembrando momentos dos trabalhos desenvolvidos pelos movimentos sociais da Igreja Católica, juntos com outras entidades que ajudaram a ter uma país melhor, entre essas, o PT era uma, que ajudou a criar o Sindicatos dos(as) Trabalhadores(as) Rurais, que se tornou um forte aliados na defesa dos pobres da zona rural, lembrando os quatrocentos anos escravidão do Brasil, e tantas que pagaram com sua vida o desejo de um mundo melhor, como foi o caso de Benedito, agricultor de Adustina-Ba, assassinado a mais de 15 anos por fazendeiros. Mas que tudo isso ajudou a criar uma política de solidariedade, onde o pobre tem mais voz e vez. E tudo se dá com clareza e força, foram as palavras de Dr. Jairo em seu pouco mas valioso tempo no seminário. Ainda em seu discurso, a deputada Fátima Nunes disse que iria se esforçar para trazer Valdir Pires em Banzaê.
De um modo geral o encontro foi muito proveitoso e agradou a todos os participantes que esperam por outro, e esse outro será em 1º de maio, realizado há quase 10 anos.

Nenhum comentário: