sábado, 12 de março de 2011

Povoados Palmares e Novo Segredo: 12 anos de conquistas

O Notícias do Monte preparou uma homenagem especial aos Povoados Palmares e Novo Segredo que no dia 21 de março deste ano, 12 anos. Desde que os moradores que os formam foram "despejados" do se Povoado de origem - Segredo (Velho), as duas comunidades não param de crescer. Com muita luta e esforços de seu povo e das Prefeituras - Palmares de Banzaê e Novo Segredo de Ribeira do Pombal - caminham para o desenvolvimento, como veremos na reportagem a seguir. O texto é de Pe. Mário Gonella, e as informações são de Edivaldo.

Breve História de Palmares e Novo Segredo

No final do ano 1997 a prefeita Jailma Dantas levou o desembargador estadual de Salvador para amenizar as relações entre os posseiros e os índios da aldeia Segredo. Autorizou o líder comunitário Edivaldo para localizar um terreno ideal a construção do novo povoado: este terreno foi localizado na atual área de Palmares e Novo Segredo.
A primeira família a sair da reserva indígena foi à família de Osmário André dos Santos e de Raimunda Oliveira Santos. Era urgente o nascimento do filho Daniel, que hoje vai completar 12 anos e vai receber uma medalha comemorativa - 21/03/1998.
Depois, de uma vez, foi correria brava em despachar carros para agilizar a saída de todos os moradores de Novo Segredo e de Palmares.
Observação: a prefeita deu apoio total ao líder da comunidade nesta operação tática que durou somente 3 dias, destinando o pessoal em todos povoados circunvizinhos. No entanto a prefeita providenciou as barracas da Defesa Civil e o líder tentou a operação de recuperação do povo de volta para as barracas: uma demora de quase 2 anos.
Foram instalados provisoriamente 2 banheiros comunitários entre as barracas e um padrão de energia. A gestora municipal nestes 2 anos não permitiu que os alunos parassem as aulas. Mas reparem bem: um barraco de telhas e paredes de lonas de plástico se tornou o nosso prédio escolar.
Não faltou o barraco da saúde e as urgências foram orientadas para Banzae. Nesta época foi fundada a Associação Comunitária dos Excluídos da Reserva dos KIRIRI, cujo lg presidente foi Edivaldo Araújo Santana. O primeiro projeto comunitário foi à construção de um poço artesiano, que ainda hoje funciona.
A instalação da rede hídrica foi bastante rápida: todas as barracas foram dotadas de serviço - água.
E a primeira palmarense que nasceu foi Tatiane Nascimento Silva, filha de Almir Rogério Costa da Silva e Ducinéia Morais do Nascimento nascida em 20/07/1998
Detalhes!
90 dias precisaram para cavar com o trator os riachos que separam os dois povoados e limita os dois municípios, e na entrada do Palmares, uma verdadeira defesa contra as enxurradas.
A ponte na saída de Palmares foi construída pela Associação do Baixão (presidente José Nilson) no ano de 1998.
O sistema telefônico de Segredo passou em Palmares, como também o sinal da TV.
Por todo o "tempo da lona" o povo foi sustentado com grande dignidade pelas cestas de alimentos básicos, entregues a todas as famílias, organizadas pela prefeitura.
Foi construído no mesmo ano de 1998 o curral da matança que foi desativado recentemente com o surgimento da nova lei do governo que obriga aos açougueiros a cortar carne somente tratada em matadouros especializados.
Após a construção do povoado, fizemos nosso campo de futebol para que nossos jovens possam ter mais lazer jogando seu futebol, que é a nossa paixão.
Queremos salientar uma figura de uma mulher, que se destacou nesta operação sócio - humanitária: é Analidia.
Em 1998 todo o material para a construção das casas foi distribuído em pleno acordo e sem problema nenhum pela dupla Manesinho e Edivaldo.
Não podemos esquecer o mini posto de saúde que foi construído em mutirão em poucos dias quase um milagre. O material foi doado pela prefeitura.
É bom lembrar que Iremar Azevedo foi picado pela cobra, e graças a Deus que o saldoso Chico Tuché cuspiu na boca da vitima e ele não teve nada. Queremos lembrar que a mulher mais velha do nosso povoado é a senhora Ana Cardoso da Conceição, que no mês de Fevereiro completou 101 anos! graças a Deus, já o morador mais novo é o filho de Valdirene, que no dia 23/03/2011 completará dois meses.
 No dia 10/05/2010 a direção da prefeitura descarregou a primeira carrada de pedras para dar inicio ao calçamento do povoado. Várias pessoas ficaram radiantes de emoção, e hoje graças a Deus estamos vendo nosso povoado totalmente calçado, como todos nós queríamos: um sonho realizado para o povo. Só falta o projeto da construção da praça.
No final do ano de 2010 foi realizada a estrada que liga Palmares a Baixão. Em setembro de 2010 iniciou o segundo projeto da Associação: a construção da casa do artesanato o TEAR.
Pra finalizar queremos lembrar que a primeira missa na nova Igreja foi celebrada pelo padre Mário, um baluarte que teve a idéia de construir nossa própria igreja que graças a Deus, foi construída junto com a comunidade. Hoje nós podemos dizer que temos um templo para nos reunirmos em nome de Deus.
Hoje somos 202 habitantes do Novo Segredo e 207 habitantes de Palmares.
PARABÉNS NOVO SEGREDO E PALMARES PELOS SEUS 13 ANOS DE HISTÓRIA 21/03/2011

Nenhum comentário: