segunda-feira, 27 de junho de 2011

50 ANOS DO COLÉGIO EVÊNCIA BRITO





O Colégio Evência Brito (CEB), foi criado pela Lei Municipal nº 03 de 06 de julho de 1961 e foi autorizado a funcionar através da portaria n° 2002, publicado no Diário Oficial do Estado em 11 de março de 1971. O objetivo da sua criação foi suprir a carência que o município tinha de uma escola de primeiro grau. Funcionando numa área de quase vinte mil metros quadrados. Os responsáveis pela fundação desta instituição foram os saudosos e ilustres filhos desta terra, o ex-Ministro de Educação, Minas e Energias e Deputado Federal Dr. Oliveira Brito, foto abaixo, e o Sr.Ferreira Brito, prefeito por diversas vezes deste município.
No início, o CEB funcionava com o Ensino Fundamental no turno matutino, e no vespertino, oficinas de cerâmica e marcenaria, pelo qual era denominado de Colégio Industrial. Posteriormente passou a funcionar também o segundo grau, atendendo a população local e circunvizinha com cursos de Técnico em Contabilidade, Magistério do Primeiro Grau e Formação Geral. Tornando-se o maior Colégio da região.
O CEB recebeu vários nomes: Ginásio Industrial Evência Brito (GIEB), depois, Colégio Industrial Evência Brito (CIEB) e por último Colégio Evência Brito (CEB). O referido colégio recebeu esse nome em homenagem à primeira dama da época, Dona Evência Brito, esposa do primeiro prefeito eleito da cidade, Sr. José Domingos Brito, conhecido por todos como Ferreira Brito. O CEB começou com sete salas de aulas, auditório e uma biblioteca. Em 50 anos de existência, passou por inúmeras reformas e muito se acrescentou ao seu patrimônio. Hoje o CEB funciona com vinte e oito salas de aula em regime de externato e oferece o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos atendendo a sua clientela nos três turnos. Está sendo programado pela Prefeitura de Ribeira do Pombal, Secretária de Educação e Cultura e o Colégio Evência Brito diversas atividades, de 6 a 11 de julho, para marcar as comemorações dos 50 anos do CEB.
Por ASCOM DA PMRP. --> Blog do Joilson Costa

Nenhum comentário: