quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Parece que ele não vai chegar ao fim

Esse projeto está parecendo mais um jogo de peteca, que vai se tornar em uma bola de neves.
Bem sabemos que é papel do Executivo é sancionar as leis do país, estados ou municípios. Cabe ao Legislativo votar essas lei sendo a favor ou contra, e essa decisão se toma depois de uma análise feita ao que está sendo proposto.
Há mais de três meses, o PL 07/2011 tramita na Casa Legislativa de Banzaê e quase não se tem mais esperanças de ser votado. De um lado, toda a população joga a culpa no Presidente da Câmara. Ele - como os demais - tem, de fato, sua parcela de culpa. Mas será que é só ele?
Em uma sessão passada no dia 04 de julho, o Presidente do SISMUB pediu o uso da Tribuna, e esse espaço lhe foi negado por cinco votos. Cinco votos. Vamos analisar um pouco essa situação. Em Banzaê são nove parlamentares, dos quais oito têm direito direto ao voto, sendo que um deles, o presidente, só vota em caso de empate.
Bem. A solução do PL 07/2011 teria terminado se os vereadores, assim como a Prefeita, quisessem que que o projeto fosse levado a diante. Existe algo maior que impede a apresentação e a aprovação desse projeto. É isso que temos que descobrir. A Situação é maioria na Câmara. Não sou expert em leis, e como muitos ou todos, não conheço o Regimento Interno da Casa. Mas uma coisa eu e todos sabemos: que basta a maioria para se vencer alguma coisa ou alguém.
Se algum dos cinco vereadores tivesse a audácia de fazer um requerimento para ser apresentado o projeto, sendo que a maioria é da Situação, ele seria colocado em votação, e se esse que fez o requerimento fosse impendido - por alguma norma interna - de votar ainda mesmo assim ganharia a questão, pois da oposição são apenas três que teriam o direito do voto, aí o problema já teria tido solução.
Mas a questão parece que é outra. Diante de tudo isso fica uma dúvida: será que os vereadores da situação querem, realmente, votar a favor desse projeto? Se eles querem tanto que ele seja aprovado, então porque algum deles não apresentou esse requerimento? Será que eles não sabiam disso? Ou ainda: será que falta diálogo entre eles e a Prefeita? Alguma vez ela chegou a falar isso para eles? Será que de fato dialogaram sobre o PL? Será mesmo que a culpa está unicamente no Presidente da Casa? Acordem, vereadores! Acorda, povo de Banzaê! Alguém que leu essa postagem diga a um dos vereadores que eles têm o poder de fazer o requerimento para a apresentação do projeto. Eles se colocam como representantes do povo, mas isso parece mais uma demagogia.
Algo muito sério pode estar rolando por traz desse projeto, tanto com os vereadores de situação como os de oposição. O que será? Interesses financeiros pessoais, partidários? Medo de ferir alguém? E for o medo, de quem é? E por quê?
Diante disso resta finalizar essa postagem dizendo que a culpa é de todo o Legislativo, e se analisarmos bem, até o Executivo tem a sua parcela.
Parabéns a Ribeira do Pombal por entender a magnitude do projeto e por ter abraçado essa causa.
É bom lembrar que diante dessa situação sou a favor do desenvolvimento de Banzaê, por tanto, os dois poderes têm culpas. O Presidente é culpado e os demais vereadores também porque estão omitindo ou fingindo não saber ao certo de seu papel.

Um comentário:

Anônimo disse...

vc é afavor de calçar as ruas q já estão calçadas? se sim vejo q vc nao tem compromisso com a honestidade.