sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Opinião dos vereadores da situação (de Branzaê) sobre o PL 07/2011

Procuramos conversar também com os vereadores da situação. Conseguimos a entrevista com dois dos cinco (Vanderlei e Joãozinho) os demais (Adriano, Cido e Galego Corintiano) não obtivemos contatos. Mas pelo que parece, é unânime a opinião dos cinco, como é também a dos quatro da oposição, sendo que desse somente três poderão votar. A menos que haja um empate, possibilidade, aparentemente, descartada.

Vereador Vanderlei Bitencourt (PT)

“Eu sou a favor, porque vejo que o projeto é muito grandioso e vai beneficiar a população de Brazaê, e eu penso no povo. Tudo bem, é um empréstimo que eu sei que a gente vai pagar do nosso bolso, mas vamos pagar satisfeito porque sabemos que ali melhorou a vida de vida de muita gente, porque só sabe o quanto é difícil morar numa rua sem calcar quem mora nela, principalmente nos períodos de chuva, de inverno quando você abre a porta e se dá de cara com um monte de lama, como uma lagoa de água na frente de sua casa. Então, por isso, sou a favor do Projeto, porque estudei o Projeto, li o projeto, e percebi que vai beneficiar o povo. Imagine 14 ruas calçadas em Banzaê, quantas pessoas não vão ser beneficiadas? Maior parte da população de Banzaê vai ser beneficiada com esse Projeto, então é por isso que sou a favor e torço que ele seja votado, que ele seja colocado em pauta, seja discutido e que os vereadores cheguem a um bom senso e que aprove, porque nós somos os representantes do povo, o povo colocou a gente lá com um objetivo da gente representa-los lá. Eu tenho andado nas ruas de Banzaê, e por onde passo as pessoas me cobram, me perguntam: ‘e aí, Vereador, num vai aprovar o Projeto? Num vai calçar a minha rua? Eu tou morando na lama’. Então, o que mais me fez hoje está mais do lado desse Projeto foi o povo. E já disse a todos que me perguntam, se depender de mim essas ruas vão ser calçadas e vocês vão sair da lama. Eu sou de acordo, plenamente, de aprovar o Projeto. Vamos beneficiar o povo de Banzaê. (Prejuízos para a próxima gestão) Eu acredito que o Projeto não traz prejuízos para o próximo gestor, porque esse não é um projeto à-toa, não é um projeto inventado pela Prefeita Jailma. Isso é um projeto do Governo Federal. O Governo Federal entendeu e liberou para algumas prefeituras, e ele não é só o Banzaê que está com esse projeto, e eu acredito que não tem nada a ver, ou se vai prejudicar. As parcelas pra prefeitura é um nada, porque as parcelas vão ser descontadas daquilo que entra na prefeitura, então eu acredito que não prejudicar em nada, e que outros gestores que vão entrar vão poder sim fazer outros projeto sem ter problemas por causa dessa dívida que vai ficar para o outro gestor. Então eu acredito que isso não vai ter nenhum problema para o outro gestor no futuro. (Invés de calçamento, por que não saneamento) Esse projeto não é pra saneamento. Saneamento é muito importante. Como é que vamos pegar esse projeto e transformá-lo em saneamento básico, se quando ele foi enviado pelo Governo Federal foi pra calçamento? Então a gente não pode perder uma oportunidade dessa de ver 14 ruas calçadas. Porque se a gente pra Banzaê, tem muito pouco ruas calçadas pra quantidades de pessoas que temos na cidade. O saneamento básico é importante sim, mas esse projeto não pode se desviado pra isso. Eu estive com a Prefeita Jailma ela já me mostrou diversos projetos de saneamento que foram encaminhado aos Governos Estadual e Federal já com a intenção de resolver essa questão de saneamento. Concordo que precisamos de saneamento básico em Banzaê porque o que tem é muito pouco. Mas o que a gente tem que aproveitar é a oportunidade pra calçamento. E saneamento básico, vamos à busca. Vamos à luta. (Esperanças da colocação do Projeto em pauta de votação) Eu torço que ele saia e seja aprovado. Se depender de mim, ele vai ser sim aprovado. Mas não depende só de mim. Eu tou perdendo quase já as esperanças porque estou vendo o tempo passar. Já estamos em setembro, e os projetos de todas as cidades já foram aprovados, como Ribeira do Pombal e outras, e Banzaê é única cidade que até agora não foi aprovado. Então eu tou quase perdendo as esperanças de ele seja colocado em votação. Se ele for botado em pauta ele é aprovado, e disso eu não tenho dúvida. Mas o problema é que ele não está sendo colocado em pauta. Esperava que segunda-feira (29/08) ele fosse colocado, mas, infelizmente, nem sessão teve. Torço que ele seja colocado em pauta. Torço que os vereadores revejam melhor. Porque, se é bom pro povo, então por que não aprovar? (Indícios de politicagem) Com certeza esse projeto tem politicagem pelo meio sim. O que está fazendo com que ele não seja aprovado mais são questões partidárias, e eu até acho que não deveria acontecer isso, porque nós somos os representantes do povo. O povo não pode pagar por questões políticas ou partidárias, por raivas. Muitas vezes eu percebo que tem raivas no meio. Então eu acredito que isso não deveria acontecer porque o povo não merece pagar. Se eu tenho minhas mágoas eu não posso prejudicar o povo.” 

Vereador Joãozinho do Salgado
“Sou a favor do Projeto, porque é um projeto de alta importância. Um projeto riquíssimo para o nosso Município, principalmente para a sede que está sendo beneficiada. E eu fui um dos primeiros vereadores a apoiar. E estamos aí, simplesmente, aguardando ser colocado em pauta para que nós possamos votar, e espero que seja o mais rápido possível que seja colocado em votação. (Esperança de ser colocado em votação) Eu particularmente estou confiante, porque eu acredito que o Presidente [Vereador Edson Brito] ele sabe que isso quem está sendo beneficiada é a população de Banzaê, e não a Prefeita Jailma, e não os vereadores. E que nós devemos fazer a nossa parte. (Prejuízos para a gestão posterior) Isso não atrapalha porque, na minha concepção de ver, a gestão posterior simplesmente vai pegar uma sede praticamente pavimentada, e que o dinheiro que vai ser pago esse projeto, não vem realmente do bolso do gestor, não vem do vereador, não vem do presidente da câmara, é do município, e é uma parcela, por incrível que pareça, para uma prefeitura, mínima, de dez mil e poucos. Qual é a prefeitura que não pode pagar uma parcela dessa?"

Nenhum comentário: