terça-feira, 4 de outubro de 2011

Entrevista com Jailma - Prefeita de Banzaê

Monte "Nius" - Qual a importância de realizar esse encontro e das alianças partidárias?
Jailma - Eu acho positivo quando a gente coloca todas as siglas partidárias que estão dentro desse conjunto da política de Banzaê, sendo que a majoritário é o PT, ao qual eu estou filiada. Também vamos ter candidatos do PT, e vamos está aí com os vereadores de todos os partidos que compõem a base aliada do governo. E bem sabemos, se hoje eu cheguei aqui foi através de alianças. Primeiro os que estão em casa, e os que chegam temos que firmar essa parceria. Eu sempre digo isso, temos que manter a base unida e procurar novas parcerias, principalmente ao povo de Banzaê que são os maiores envolvidos nesse projeto. Foram três deputados que nós tivemos no encontro. E o que nós estamos fazendo é tornando público um ato de filiação de pessoas aos partidos que fazem aliança com a base através da mídia presente no evento. E trazer um deputado para o município, é uma forma de eles verem o que povo deseja, e uma maneira de reconhecer o valor do voto que receberam, para sentiram de perto o amor e o carinho que o povo sente por eles e eles pelo povo.

MN - Existe algum empecilho que possa atrapalhar o andamento do grupo?
Jailma - Olha. Tudo na nossa vida precisa do diálogo. A gente sabe que numa campanha, num fechamento de chapa, numa provável candidatura a prefeito ou prefeita, a gente sabe que existe os satisfeitos e os insatisfeitos. A gente não pode satisfazer a todos porque nós temos apenas um candidato ou uma candidata. Para vereador se tem um leque bem mais aberto, pra prefeito, não. É uma decisão única que tem que se tomar. A gente sabe que vai ter essa atitude de convir, lógico, que a base toda, procura nesse candidato a pessoa que possa agregar a questão dos projetos políticos, a confiança ao povo, não à Jailma, projetos que estão em andamento, que poderão ser concluídos em outra gestão.

MN - O povo todo está curioso para saber qual será o nome indicado para o cargo do executivo. Já tem algum em vista?
Jailma - Nome nós temos vários. Mas digamos, assim: especificamente um ainda não. Até porque esse não é o momento, ainda. Agora é o momento da gente administrar, não da gente entrar com a campanha agora. Então a campanha vai ser próximo do ano que vem, lá para abril ou maio que é quando a gente vai estar lançando os nossos candidatos.

MN - Como gestora, qual sua opinião sobre os últimos acontecimentos com relação ao projeto do calçamento?
Jailma - Olha, realmente eu estou vendo o presidente da Câmara querendo armar um circo. E como eu não trabalho e nem administro um circo, eu só vejo ele dentro desse circo sozinho. Ele não está penalizando Jailma, ele está penalizando o povo de Banzaê. Infelizmente ele não está tendo uma visão, ele que se diz uma pessoa preparada, que é pré-candidato onde não está visualizando a dimensão e a magnitude que é o projeto pra poder ajudar as pessoas. Ele chegou ao ponto de dizer que lá no Monte não existe casas populares construídas... que a gente mandou um projeto pra lá porque tinha que pagar a contrapartida... ele diz que a gente vive iludindo as pessoas. E eu não vejo ilusão porque 83% das casas do projeto estão executados.

MN - Quais as notícias sobre as estradas do Município?
Jailma - Ah! As estradas nós temos notícias boas! Nós já demos uma melhorada. Agora estamos com os equipamentos do DERBA e Prefeitura juntos. Nós estamos com uma escavadeira, uma patrol, um trator e quatro caçambas e está chegando mais um carro-pipa. Já começamos a cascalhar as estrada Salgado até Banzaê via Tamburil. E na semana que vem começaremos o "tapa-buracos" no asfalto. Foi feito o projeto daí, já está nas mãos do Governo do Estado de recuperação total. Mas por enquanto é parcial, é só tapa-buracos. O projeto ficou orçado no valor de R$ 5.000.000,00, a posição é do Governo. Como ele tá liberando 30 km de Euclides para Aribicé e quer seguir até Cícero Dantas, não sei qual ele vai liberar primeiro. Mas enquanto não chega, vamos para o tapa-buracos, inclusive o DERBA já assinou com a empreiteira que vai fazer. Dessa vez não é o município, é o Estado quem está realizando. Inclusive a Deputada Fátima Nunes pediu ao Governo a semana passada, e eu estava com ela, a ampliação do asfalto que ela pediu para Ribeira do Pombal, saindo da Vila Operária, passando pelo Poço e chegando até o troncamento do Araçá. Como é uma política do Governo do Estado, Dilma e do Município também, a gente tem os povos tradicionais, a gente precisa ter a política pública voltada a essa população. Pode ser que isso não seja de imediato. Porque, tantos planos que sonhamos pra Banzaê no primeiro mandato e só veio se realizar nesse e no segundo mandato. E Fátima é uma guerreira. Ela sempre corre atrás das coisas.

MN - O que você diria a população de Banzaê?
Jailma - À população de Banzaê eu tenho mais é que agradecer. O respeito, o carinho, o amor, a dedicação àqueles que sempre admiram o nosso trabalho, poie nosso trabalho é voltado a esse povo. Porque se uma certa forma estou aqui, primeiro por Deus e por essa população que acredita no meu trabalho. E que a população continue firme nos seus propósitos, acima de tudo respeitando os nossos valores, os valores dos ensinamentos de Deus, e lembrando que a gente aqui tem tempo de estar. Estar como prefeita, estar como cidadã, esse tempo de estar aqui na Terra, tanto eu como prefeita e como cidadã, vamos procurar fazer com amor, com respeito ao nosso irmão que está ao nosso lado: ao nosso próximo.

Nenhum comentário: