sexta-feira, 7 de novembro de 2014

BA 388: O que tem reservado para ela?


Dep. Fátima Nunes em negociação oom Josivan
líder da paralisação em 16/08/2013.
Em agosto de 2013 manifestantes ocuparam o entroncamento Banzaê-Ribeira do Pombal-Cicero Dantas, em protesto ao descaso causado pelo Governo da Bahia, ainda na atual gestão de Jaques Wagner.
Só nessa semana já teve algumas ocorrências na BA 388 em decorrência das péssimas condições que se encontram a referida BA que cortam dois municípios: Banzaê e Ribeira do Pombal.
Os fatos aqui relatados aconteceram até o momento da redação desse post.
Domingo passado (2) um acidente ocorreu com um pálio com dois ocupantes. O veículo capotou e ficou totalmente danificado, e os ocupantes tiveram ferimentos leves. Segundo eles estavam desviando de buracos e que por um certo momento tiveram descontrole do carro que acabou caindo em uma ribanceira no trecho Nova Esperança-Barrocão.
Outros casos aconteceram nos trechos Barrocão-Curra Falso, dois assaltos só essa semana. Sem levar em contas outros que já ocorreram no mesmo trecho e no trecho Curral Falso-Banzaê. Os veículos mais visados são motocicletas e caminhões de cargas que abastecem os mercados da região.
Os bandidos já estão usando pontos estratégicos para praticarem seus delitos. Se posicionam em local que o condutor não tenha tanta habilidade com o veículo e possa garantir a fuga (deles – dos elementos) com mais facilidades. E o cidadão sempre sai na pior com isso.
Paralisação no entrocamento da área indígena
Banzaê. 15/08/2013
Hoje (7) em conversa com a deputada Fátima Nunes (reeleita pelo PT), ela disse “que não será possível fazer nada por esse ano, porque o Governador Jaques Wagner baixou um decreto interrompendo a criação de qualquer licitação para quaisquer obras durante os últimos 90 dias... nem barro pode botar, pois o governo está em transição administrativa”, isto é, só será possível fazer algo a partir de fevereiro de 2015. Mas, mais uma vez ela pediu que enviasse essa reivindicação por e-mail para ela mostrar para um tal de Cícero – que talvez seja o no novo secretário da SERIN-BA. Talvez para ter a mesma resposta de há um ano atrás.
Em maio de 2014 conversando com a ex-prefeita do Banzaê – Jailma Dantas – em Paulo Afonso, num encontro que, possivelmente apresentava Rui Costa como candidato a governador da Bahia pelo PT, ela disse que “recuperação não teria possibilidade de fazer esse ano. O máximo que se pode ser feito é uma operação capa selante (aquela mesma que foi feito em 2005 quando ela retornou à Prefeitura do Banzaê). Também isso não foi feito.
Não é nem preciso lembrar que, mais do que nunca, eles estão em condições favoráveis para se realizar isso. A final desde a esfera municipal até a federal o PT está no poder, e ainda mais agora: Os deputados estaduais, federais, senadores e presidente apoiados pelos dois gestores municipais (Prefeito Ricardo Maia – Ribeira do Pombal - e Patrícia Nascimento – Banzaê) todos foram eleitos. Será que nem eles dois vão olhar para os seus municípios diante dessa situação trágica?
Só para lembrar como está a situação, no trecho Nova Esperança-Barrocão, uma estrada de barro já foi feita em paralela com o “asfalto” da BA 388, como alternativa de livrar-se dos buracos. Assim comprova que está sendo mais vantagem andar pelo barro do que pelo asfalto. Até quando essa estrada paralela irá ter veículos trafegando? Espera-se que o PT reconheça os quase 20.000 votos que teve nos dois municípios para governador, e faça, o mais rápido possível, a restauração da nossa BA 388.

Diante do exposto, percebe-se que mais uma vez o cidadão é quem irá sofrer as consequências de tal descaso.

Nenhum comentário: