segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Idosas que trouxeram à luz muitas pessoas no Monte, são vacinadas

No total, em Banzaê já foram vacinadas 1466 pessoas (80% de 1832 doses), 56 idosos com mais de 90 anos, 154 pessoas da saúde e 1256 indígenas aldeados de acordo com informações do Vacinômetro do Estado.

Francina Maria da Silva
- abril de 1928 -
Na terça-feira (2), foi o dia de vacinação dos idosos acima de 90 anos, e, entre esses, estavam duas pessoas que de grande importância para a a vida e para a história de nosso Povoado: d. Francina e Mãe Rogaciana.

As duas foram as parteiras que mais "pegaram" crianças em nosso povoado e em povoados vizinhos. Elas trouxeram à luz mais de 90% da população do Monte (Banza-BA) até final da década de 1990, a partir de quando começou a se tornar mais acessível o atendimento de médico obstetra em nossa região.

Naquela ocasião de dificuldades imensuráveis, não havia dificuldades para elas. Manhã, tarde, noite ou madrugada, sol ou chuva, lama ou areia, calor ou frio, distante ou perto, claro ou escuro, nada disso seria empecilho, para elas.   

Francisca Rogaciana de Jesus
- agosto de 1918 -
Com 103 anos de idade, que completará em agosto, Mãe Rogaciana recebeu essa homenagem de ser chamada de mãe por mais de 70% da população, até por aqueles que ela não "pegou", mas em consideração, muitos mais novos pegaram o costume de seus pais. Já d. Francina (que fará 93 anos em abril), cuidou mais dos partos de uma região que pertencia ao Monte, porém um pouco afastada: o Boqueirão, até antes da retomada indígena (1997). Depois disso, os moradores do Boqueirão vieram morar no centro do povoado Monte. E ainda assim, ela, juntamente com Mãe Rogaciana, continuou realizando os partos de muitas vidas que vinha à luz.

Esse trabalho que as duas sempre fizerem foi incansável para elas. Faziam-no por amor. Temos a alegria de elas estarem protegidas contra esse mal que já ceifou várias vidas e sonhos mundo à fora. Que o exemplo delas sejam sinais visíveis e vivos para a nossa esperança de vida e dias melhores.

Um comentário:

Unknown disse...

Duas grandes mulheres que merecem todo respeito por todos do nosso lugar ( Pov. Monte).