quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Professor e poeta pombalense integra a galeria dos principais cordelistas brasileiros


O professor, e também poeta pombalense, Manoel Messias Andrade de Matos, foi contemplado em obra de abrangência nacional passando a integrar a galeria dos principais poetas cordelistas brasileiros. A obra intitulada “Dicionário Biobibliográfico dos Cordelistas Contemporâneos”, lançada recentemente pela Editora Nordestina, contém 416 páginas e traz um inventário dos principais autores de cordel da atualidade, suas trajetórias e informações sobre suas respectivas obras literárias. O dicionário apresenta a biobibliográfica de mais de 200 cordelistas contemporâneos que vêm produzindo literatura em todas as regiões do país e trata-se de um registro documental da história, da memória e do fazer intelectual dos que carinhosamente contribuem para a propagação dessa arte literária e da democratização do conhecimento no Brasil. Essa obra torna-se, portanto, uma importante fonte de informações para pesquisadores, estudantes, acadêmicos e estudiosos da cultura popular.

Messias Matos é natural de Ribeira do Pombal, BA, professor da Rede Municipal de Ensino, defensor da Cultura Popular, poeta cordelista, escritor, e pesquisador da Literatura de Cordel. Além das atividades que desenvolve como professor, busca manter aberto o diálogo entre a literatura de cordel e a educação visitando escolas, ministrando oficinas e recitais para estudantes, educadores e amantes da poesia popular sempre que é convidado para este fim. Poeta fecundo, primoroso e de fértil imaginação, como professor, inclinou sua pena para temas relacionados principalmente à educação, embora aprecie escrever sátira e bom humor. Publicou seu primeiro Cordel em 2006 e de lá para cá já escreveu diversos títulos. Assim como outros poetas, acredita no potencial da Literatura de Cordel como instrumento didático, interdisciplinar e excepcional para desenvolver e estimular em crianças e adultos o comportamento leitor.

Defender nossa cultura
Também se faz meu destino
Mas isso é privilégio
Pois ouço desde menino
A ecoar pelo agreste
Que o melhor do Nordeste
É o povo nordestino.
—( Messias Matos )—

O Dicionário Biobibliográfico dos Cordelistas Contemporâneos está à venda com a Editora Nordestina: WhatsApp: (77) 98102-4681 (com Zeca Pereira); @nordestina.editora2016

Nenhum comentário: