quarta-feira, 9 de junho de 2021

Telefonia TIM no povoado Monte: quem o 'pai da criança'?

 Na segunda-feira (7), o povoado Monte foi recebeu uma de suas melhores notícias com a chegada de equipamentos para a implantação do sistema de telefonia móvel da operadora TIM. Os serviços estão sendo realizados pela Moblize Engenharia, através de um serviço terceirizado com a Highline através da Everest Engenharia. As obras já foram iniciadas. Caberá às empresas de engenharia mencionadas os serviço de montagem da infraestrutura do, e à outra empresa contratada pela TIM para a instalação de rádios responsáveis pela recepção/transmissão dos sinais de dados para internet ou serviço de voz.

Como foi dito na matéria anterior, quando existem obras de pequena ou grande relevância, principalmente se o "filho" for bonito, sempre aparecerão muitos querendo assumir a "paternidade". O Montenius foi atrás do verdadeiro resultado do "DNA".

Em conversa com as empresas Everest Engenharia e com a Mobilize Engenharia, e essas passaram as informações sobre a implantação dos serviços. A referida execução trata-se de um programa de expansão de cobertura da operadora TIM através do projeto SkyCoverage, que busca expandir o "sinal de internet 4G para 100% dos municípios do Brasil até 2023, incluindo em rodovias e distritos. Para isso, serão usadas estruturas simplificadas, que contam com alimentação de energia via painéis de energia solar." (Folha de Pernambuco). "A partir de antenas de infraestrutura simplificada, chamadas "sites", com torre estaiada e de menor custo, será possível distribuir o sinal 4G mesmo onde não há rede elétrica, já que podem ser alimentadas por energia solar. Desta forma, são estruturas não só mais acessíveis em todo o território nacional como também sustentáveis" (Infra News Telecom). 

Ficou constato que não existe participação ou influência nenhuma do poder público, seja municipal, estadual ou federal. Ao Município, nesse projeto, cabe, tão somente, liberar a documentação e licença necessárias para todo e qualquer empreendimento que deseja instalar no município. O proprietário do terreno receberá pelo uso do terreno e o povo receberá o tão sonhado sinal de celular e acesso a internet.

Como foi dito, quando "o filho é bonito" e a obra tem grande relevância, aparecerão várias pessoas querendo assumir a paternidade. Claro, que houve uma Indicação do então-vereador, mas não há sustentação de que esse seja um projeto de indicação puramente legislativa, como foi citado na "live" do PPA-P (Plano Plurianual Participativo), na de terça-feira (8). Frisando: o caso da Queimada Grande/Salgado, esse sim, foi uma ação da Prefeitura, pois se trata de uma antena de repetição de sinal, e não de ampliação de cobertura.

Nenhum comentário: