quarta-feira, 20 de abril de 2022

O dia do Índio em Banzaê

Fotos: JS Comunicações

Depois de dois anos sem comemoração (ao público) do Dia do Índio em Banzaê, o evento volta reabrir suas portas, e isso foi uma oportunidade para que muitas lideranças indígenas apresentassem, para os Povos Kiriris e (e Tuxás), suas principais reivindicações. dentre elas,  que desse uma atenção mais atenta para os índios, e que não fosse visitá-los apenas no dia do índio.

Segundo o relato de representantes indígenas, é pouca a assistência prestada por parte da Prefeitura, mesmo que tenha criando uma Secretaria dos Povos Tradicionais, pois não está sendo feito o que deveria.Não existe presença de nenhum índio em secretarias da Prefeitura de Banzaê, e a maioria deles (os índios) não é nem convidada para reuniões. Reclamou da ausência da FUNAI, enquanto órgão publico Federal tanto hoje quanto nos demais dias.

O evento foi realizado nas principais comunidades Kiriris (Pau Ferro, Mirandela, Araçás e Cajazeira) e na Aldeia Tuxás, recebendo visitas de estudantes e professores de várias escolas de municípios da região.
Além das presenças das escolas, as comunidades receberam as participação de lideranças religiosas católicas e evangélicas, e também contou com a  presenças de lideranças políticas de Banzaê e de outros municípios, a citar algumas: o candidatos a prefeito Ramon Nunes, Arnaldinho, candidato a vice prefeito último pleito, e Edson Brito, as Vereadoras Sesse do Campo do Brito, Keila Nunes, o vereador Zé Peixinho, os  suplentes de vereadores Izabel do Tamburil, Fábio Tratorista, Célio Gama e todo grupo político, o Deputado Estadual Carlos Ubaldino, a Deputada Estadual Katia Bacelar e o futuro Deputado Federal Ricardo Maia, sendo bem acolhido por todas as representações indígenas presentes, e ficou muito agradecido pelo apoio a ele prestado para a sua pré-candidatura.

Nenhum comentário: