segunda-feira, 4 de março de 2024

Pe. Jonas Magno: novo administrador paroquial de Banzaê

No domingo (03), o padre Jonas Magno Tavares tomou posse como administrador da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Banzaê-BA. A cerimônia aconteceu com a celebração da Santa Missa celebrada por D. Guido Zendron, bispo da Diocese Nossa Senhora de Fátima, Paulo Afonso-BA, concelebrada pelos pe. João Nascimento, da paróquia Imaculada Conceição (Antas), pe. Geraldo, da Paróquia Santo Antônio (Glória), pe. Rones, da Paróquia Sagrada Família, Bairro Tancredo Neves - Paulo Afonso e pe. Marcilio, chanceler da Cúria Diocesana e reitor do Seminário D. Mário Zanetta, Feira de Santana, e seminaristas.

Foto: Bia Góis.
Amigos e familiares das paróquias Sagrada Família (BTN) e Nossa Senhora da Conceição (Bairro Centenário da cidade de Paulo Afonso), se fizeram nessa festividade. Juntos a eles, os paroquianos de Banzaê e lideranças religiosas e dos povos tradicionais indígena, freiras e a prefeita de Banzaê, Jailma Dantas e do Legislativo, também participaram.

Após fazer a leitura do Decreto a da Ata de Posse, o pe. Jonas foi aclamado pelos paroquianos que desejou boas-vindas ao mesmo, e que se prontificaram a trabalhar juntos, como sempre o fizeram, para fazer acontecer o projeto de evangelização e de construção do Reino de Cristo entre nós, assim como também o pe. Jonas agradeceu  acolhida e disse poder contar com as ações pastorais de cada um.

Na homilia, o bispo D. Guido ressaltou sobre as três principais atribuições de um sacerdote: ensinar, santificar e governar, e que isso se faz em comunhão com toda o povo de Deus. Porém enfatizou sobre a importância de governar/administrar que não é simplesmente estabelecer ordens aos paroquianos, mas trata-se de saber conduzir a Igreja para o bem comum em comunhão com as normas e diretrizes canônicas em unidade com toda a Igreja.

Um fato interessante, que chamou a atenção de todos, é que a Missa não terminou onde começou. Devido a uma mudança inesperada no tempo, a solenidade iniciou em frente à igreja e foi "forçada" a terminar no interior, mesmo estando passando por reformas no telhado. De maneira rápida e improvisada, as pessoas se acomodaram da melhor maneira possível, mas isso não foi empecilho para a solenidade de posse do pe. Jonas Magno.

Nenhum comentário: