Até o final dessa semana muitas festa terão para acontecer na região. Porém as mais tradicionais e esperada é a de "São Sebastião" em Tamburil (Banzaê-Ba) e em Curral Falso (Ribeira do Pombal-Ba).
Tamburil está comemorando o seu primeiro centenário de evangelização, e a Igreja Católica está realizando sua comemoração de maneira bem trabalhada: as novenas, as programações que ocorreram e ainda estão ocorrendo, a Missa... Enfim, a comunidade se empenhou o máximo para essa realização.
A Prefeitura, por outro lado, vem fazendo sua participação na parte profana da festa: dia 20/01 promoverá shows musicais com Adalvenon, Forró Safado, Patrick Veloso e Frisson, de acordo com informações do Blog de Bruno.
Em Curral Falso ainda não um centenário, mas já esta na metade dele. São mais de 50 anos que a comunidade religiosa vem comemorando essa festa que venera São Sebastião, uma cultura e uma tradição que vem passando gerações e que, de maneira inovada, vem envolvendo mais pessoas. Foram vários nomes que já contribuiriam para essa tradição chegasse até hoje: Enoque, Valdina, Evaldo, Dalva... e tantos outros nomes que encheria páginas citando, mas só esses pra lembrar.
Pessoas de toda a região participa dessa festa, ainda mais agora que a Igreja encontrou "jeito novo de ser Igreja": a trocas de experiência entre as comunidades, uma atitude tomada pela paróquia de Banzaê no início de seu processo de atuação pastoral a nível de paróquia e que todas as paróquias da região adotaram e vem dando certo.
Bem! Se Curral Falso já recebia gente de vários lugares da região, isso se intensificou ainda mais. Pessoas da comunidade e da região que viajam pelo Brasil a fora em busca de nova vida, programam seu trabalho e suas féria para chegarem no período da novena de São Sebastião e estar mais junto da família e curtir a festa.
Na Parte profana, há mais ou menos 30 anos, a prefeitura de Ribeira do Pombal vem realizando a festa profana que sempre atraiu um público bem considerável.
Independente das atrações que venham se apresentar em Curral Falso, o povo participa da festa tradicional de São Sebastião, não com aquele mesmo entusiasmo que de há alguns anos atrás.
Essa ano, a prefeitura está trazendo Adalvenon, Balangandan e Puro Desejo para continuar a tradição que o povo não deixa se perder desde o seu meio século de existência. E só o povo para manter isso vivo. Uma cultura é preservada com incentivo e participação do povo. Por isso não deixemos morrer o que tantas pessoas lutaram para criar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário