quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Cenário Político de Banzaê apresenta: A Peça “Em busca do poder público em nome do povo”

Mal começamos o ano, e o cenário político de Banzaê e Ribeira do Pombal começou a ser criado. Perece que dessa vez o público terá grandes dificuldades para escolher, pois serão muitas a “cenas e atores” que se apresentarão em mais uma peça que poderia ser intitulada de “em busca do poder público em nome do povo”.
As cenas e cenários das duas cidades são bem parecidos. Será que é porque uma é filha da outra (Banzaê que se desmembrou de Ribeira do Pombal)? Esse já é o segundo mandato da prefeita Jailma (Banzaê), fato que se assemelha em Ribeira do Pombal com o prefeito Zé Grilo; esse é o segundo mandato de José Wilson (Têca) e Dr. Jairo como vice nas duas cidades respectivamente; Já surgiram conversas de ruas, de calçadas, de barezinhos, de grupos de amigos e em programas de rádios, que pode haver possibilidades de Nilson Brito – se não formar uma dupla com Dadá – vir para Banzaê e candidatar-se a prefeito. Na enquete sobre “os ‘grandes nomes’ de Banzaê em 2012”, deixei um espaço para “outros”, e era justamente já pensando nesses nomes que entendia ser cedo para mencioná-los, mas pelo visto, já era hora de tê-lo posto em votação. Caso isso aconteça, poderá implicar na candidatura de Edson Brito, que já se declarou como independente várias vezes da prefeita Jailma e, segundo ele informou em uma conversa – ainda não formal – que seria um nome a candidato a prefeito de Banzaê em 2012 que na verdade isso já não era tanta novidade a essa altura da “peça”. Ele se elegeu pela quarta vez presidente da Câmara Municipal de Banzaê, e três dessas, segundo ele, foi sem ajuda da prefeita ou de seu esposo Marcão. Esse é dos motivos pelo qual está na hora de lançar o seu nome para o pleito de 2012. Fica então a pergunta: Com quem? Será “sozinho” e criará seu grupo? Ou se aliará a outro grupo – talvez o de Zé Leal? Ainda é um pouco cedo para se ter uma certeza “certa”.
Assim, a atual Prefeita de Banzaê – Jailma – transferiria seu título para Ribeira do Pombal e concorreria ao pleito de 2012 lá. Probabilidade para isso tem. Pois como disse a presidente do PT de Banzaê (Aparecida) em uma entrevista para o Notícias do Monte em 14 de maio de 2010 que em política tudo é possível. “não se esperava que fizesse isso... mas, é política, fazer o quê?”
O fato é que tanto ela, como Zé Grilo e seus vices estão na reta final, e a solução que tem é mudar de cargo ou “reduto”. Será que isso acontecerá? Sendo assim, como será a aceitação das duas cidades? Zé Grilo e Jailma talvez parariam e apoiariam outro nome, ou guardariam os seus para o pleito de 2014? Dr. Jairo e Têca tem mais duas saídas: lançarem seus nomes como prefeitos ou vereadores. Qual das duas possibilidades poderá acontecer? Ou será que Dadá poderia vir para Banzaê – sozinho ou junto com Nilson Brito – como há comentários de sua união em Ribeira do Pombal. Essa união não será uma estratégia para chegar até Banzaê?
Nesses nomes ainda há alguns que não pode esquecer: Antônio Jackson, Zé Leal, Galileu do Baixão e Dedé.
A enquete aponta uma disputa entre Jackson e Dedé. Mas como disse Marcão, pode ser que “enquete de internet seja que nem volume de rádio”, mas de qualquer maneira não deixa de ser uma opinião pública.
Antônio Jackson, chefe de uma das mais importantes secretarias do Município, tem uma grande chance, mas seu nome é mais citado para concorrer em sua cidade – Heliópolis – onde sua esposa já atua; Galileu é outro que já havia comentários desde o início de 2009, e hoje ocupa outra secretaria de grande influência e que tem um contato direto com o povo. Se a “tradição” diz que Banzaê será governado pelo Baixão, eis aí o nome; Dedé surpreendeu a muitos pelos votos que teve na enquete. Talvez esse resultado seja pra dizer que está na hora de mudar de “atores” na “peça em busca do poder público em nome do povo”; e de Zé Leal pode se esperar muitas surpresas. Há quem acredite que ele não concorrerá na “cabeça”, mas que poderá – de maneira firme – apoiar outro nome novo e com grande influência. Acredita-se até que este seja o Edson Brito.
Mas, um fato que também chama muito a atenção é o nome de Nonato Melo que não ocupa nenhum cargo eletivo, e muito menos na administração municipal, está empatado em terceiro lugar junto com o vereador Vandelei do PT e na frente de vários outros ocupantes de cargos.
O cenário político sempre é cheio de surpresas. Esse é um espetáculo que devemos não só assistir, mas também participar e ocupar as cadeiras da frente pra não perder nenhuma cena e nenhum ato dessa peça.

Nenhum comentário: