sexta-feira, 27 de maio de 2011

Governador Jaques Wagner sanciona lei que amplia licença-maternidade para 6 meses


 

As servidoras públicas do Estado terão a partir de agora o direito a 180 dias de licença-maternidade. A lei que amplia o benefício de quatro para seis meses foi sancionada nesta quinta-feira, 26, pelo governador Jaques Wagner (PT). Além das mães biológicas, o projeto beneficiará as servidoras que adotaram ou obtiveram guarda judicial de criança até um ano de idade.

O objetivo da medida é aumentar o tempo de aleitamento materno, diminuindo assim a incidência de doenças entre os recém-nascidos.
Além da Bahia, outros  12 estados - Alagoas,  Amapá, Ceará, Espírito Santo,  Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Norte e Rondônia - já adotaram a ampliação da licença-maternidade de  180 dias.
O projeto de lei foi enviado pelo Executivo, em março deste ano, à Assembleia Legislativa (AL), juntamente com o que criou a Secretaria de Políticas para as Mulheres, e  foi aprovado por unanimidade, transformando-se na Lei nº 12.241/11.
De acordo com os Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, a amamentação regular, por seis meses, reduz 17 vezes as chances de a criança contrair pneumonia, 5,4 vezes a possibilidade de anemia e 2,5 vezes a ameaça de crises de diarréia.
O governador Jaques Wagner disse que a "conquista é absolutamente justa, porque o aleitamento e a companhia da mãe nos primeiros meses são fundamentais para a saúde física e mental do neném".

As informações são do atardeonline.com.br

Agora fica uma pergunta no ar: "quando será que a nossa Excelentíssima Senhora Prefeita de Banzaê, Mãe, Mulher, Gestora irá mandar um projeto para a Câmara de Vereadores de Banzaê, no intuito de contemplar as servidoras municipais? Ou será necessário, que as genitoras tenham que buscar ajuda junto ao Ministério Público. Acredito que não.

Nenhum comentário: