quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Banzaê: MSTM - Movimento dos Sem Terra (e Teto) dos Mortos


Hoje o Montenius completa 999 postagens. Espero que a de número 1.000 não seja para fazer uma postagem com um assunto que é um tanto constrangedor e angustiante.
Muito já se falou dos problemas que a comunidade vem enfrentando por conta do cemitério. Os mortos de Banzaê (isso mesmo: os mortos) através de seus entes queridos que estão vivos, “estão organizando uma nova versão do MST que já é tão conhecido no Brasil. O MSTS – Movimento dos Sem Terra (Teto) dos Mortos de Banzaê, pois já não há mais lugar para ser sepultados ou enterrados os que morrem na cidade e seus bairros e povoados vizinho que ainda não tem cemitérios. Alguns dos que morreram há poucos dias foram enterrados no cemitério do Povoado de São João da Fortaleza. Até no Povoado de Campo do Brito, os lugares já não o suficiente para receber aqueles que viveram em uma morada eterna e que faz cumprir uma passagem bíblica (referindo ao corpo-matéria) “vieste do pó, e ao pó voltarás” (Gn 3,19) mas com a crença de que algum o corpo poderá ressuscitar no dia do Julgamento Final. Esse assunto apenas é comentado – por alto – na Câmara de vereadores por dois ou três, e não sai disso. Muitos vereadores (que deveria VER-A-DOR do povo) esperam que os meios de comunicação virtual (sites, blogs e redes sociais) e os colegas de rádio façam o papel que deveria ser feitos por eles.
A situação do Cemitério Municipal de Banzaê é um tanto crítica: pouco espaço, falta de coveiro, falta de iluminação, capela para celebrações exequiais sujeiras... enfim. Isso já foi tema de discussão na gestão anterior do Município e a comunidade espera que não passe da atual para se sanar a situação. Afinal os mortos querem um lugar tranquilo pra se “viver”. O que está impedindo que a prefeitura procure um serviço responsável pelo assunto para tratar da ampliação do velho ou da construção de um novo, que esteja de acordo com as exigências legais dos órgãos federais e estaduais?
Ficará um pouco em aberto a conclusão dessa matéria para que cada um possa refletir e ver o que pode ocorrer depois dela, e cada internauta poderá fazer sua postagem no linque para comentários acoplado a essa postagem. E como diz o sábio Lula: “Mortos não votam, mas seus parentes, sim”.
Fotos: Perfil do Facebook de Junior do SISMUB

Nenhum comentário: