![]() |
Foto: Luana Ribeiro/ Bahia Notícias |
Embora o deputado Jorge Solla tenha respondido à segunda matéria (transcrita do Blog do Gomes) sobre esse assunto (por e-mail ao Monte Nius), na primeira reportagem nós mencionamos os possíveis passos e algumas "subidas e descidas" para implantação, autorização e funcionamento do curso, e uma delas está essa "vistoria" e visita do MEC e Ministério da Saúde, tanto que reforçamos para que a situação do HRST fosse resolvida o mais rápido possível.
Acredito que, sim, que Ribeira do Pombal tem estrutura para receber e desenvolver um curso desse nível, embora os gestores políticos da esfera estadual, principalmente, tenha deixado isso se perder. E frisamos mais uma vez: (Do jeito que está o cenário político, ainda mais sem uma representatividade Legislativa Estadual de Ribeira do Pombal) A estrada é longa, mas não é infinita. Ribeira do Pombal tem, sim, possibilidades de sediar o curso, mas precisa haver mais integração entre poder público - local e regional - e instituições de ensino. E o que publicou Bahia Notícias - como mostra o texto abaixo - só reforça o que falamos.
__________________________________________
A instalação de um curso de Medicina na cidade de Jacobina deve mudar a realidade do município, na avaliação do prefeito da cidade, Rui Matos (PMDB). Em visita ao Bahia Notícias, nesta sexta-feira (31), o peemedebista afirmou também que a cidade irá se tornar um polo universitário. “Isso vai ter um impacto enorme. Muda tudo. A economia vira um polo de educação e a economia passa a ser voltada para a educação. A cidade de Jacobina já tem vocação para energia eólica e estamos ampliando os horizontes”, disse. Ainda de acordo com Rui, o curso de medicina contará com 55 vagas e, este ano, já acontecerá o vestibular. “O grupo que vai administrar o curso é o Ages, que hoje é genuinamente baiana e está em expansão no Sertão. Em Jacobina, além do curso de medicina, eles estão implantando psicologia, engenharia civil, educação física e pedagogia”, contou.
Do Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário