Ana Verena Andrade Santos, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica pombalense, diz que a jovem teve acompanhamento pré-natal realizando, inclusive, dois exames de ultrassonografias, não apresentando nenhuma anomalia no diagnóstico, porém, na hora do parto a equipe de obstetrícia foi surpreendida quando o bebê apresentou as características de microcefalia.
Ainda de acordo com Ana Verena, a pombalense teve zica vírus no segundo mês de gestação. O caso de microcefalia do município de Ribeira do Pombal já entrou no SINAN - Sistema de Informação de Agravos de Notificações, bem como a SESAB- Secretaria Estadual de Saúde da Bahia.
Na região norte da Bahia, os municípios de Paulo Afonso e Jeremoabo registraram juntas três ocorrências da microcefalia em recém-nascidos. Dos 180 casos registrados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia, 02 deles ocorreram em Paulo Afonso e 01 em Jeremoabo.
Uma das ações adotadas pelo governo baiano para o acompanhamento do quadro epidemiológico no estado é a implantação do Centro de Operações de Emergências em Saúde do Governo da Bahia, que entrou em operação na quinta-feira, 10 de dezembro 2015.
Por Joilson Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário