sexta-feira, 19 de maio de 2017

Ribeira do Pombal - Nota: zero da CGU

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou na última segunda-feira (15/05) a Escala Brasil Transparente (EBT), uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros.

Neste estudo, foram analisados 2.328 dos 5.561 municípios brasileiros entre 12 de julho de 2016 a 21 de novembro de 2016. O resultado apontou Ribeira do Pombal/BA dividindo o último lugar nacional com outras 480 cidades, após receber nota zero por atender a nenhum dos pontos avaliados.

Em contrapartida, os municípios de Antas/BA e Paripiranga/BA, integrantes do território do Semiárido Nordeste II, receberam nota máxima (10,00) e ocupam o primeiro lugar, juntamente com outras 88 cidades brasileiras.

Município se defende

O Departamento de Jornalismo da Rádio Povo entrou em contato com o Secretário de Administração, Roberto Alcântara (Bebeto), que afirmou que a prefeitura vem adotando uma série de medidas para melhorar a transparência desde o início deste mandato, iniciado em 1º de janeiro de 2017. Ele lembrou ainda que o período de avaliação ocorreu em 2016 e disse ter certeza que na próxima análise da CGU, quando as novas medidas serão levadas em consideração, o Município alcançará uma melhor colocação.

A Escala
A EBT avalia o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e concentra-se na transparência passiva. No período de avaliação, foram realizadas solicitações reais de acesso à informação aos entes públicos avaliados. A partir da EBT, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e gerar um produto que possibilite o acompanhamento das ações empreendidas por estados e municípios no tocante ao direito de acesso à informação. Fonte: Rádio Povo

Acompanhe pelo linque os demais Municípios e Estados

Nenhum comentário: