terça-feira, 20 de junho de 2017

Feriado ou Ponto Facultativo? (atualizada)

Foi motivo pra vários comentários em redes sociais e programas de rádio na região o decreto número 46/17 que determina feriado municipal em Banzaê-BA, nos dias 29 e 30 de junho em ocasião dos festejos juninos na sede do Município.

De acordo com Lei federal 9093/95, o prefeito não pode decretar feriado. O que poderia ser feito era decretar ponto facultativo no município. Somente a Câmara Legislativa pode decretar feriado religioso, mediante um projeto que passará por votação, descontado a Sexta-feira da Paixão. Feriado civil somente pode ser aprovado pela Câmara, para comemoração do centenário do município. O decreto de Banzaê é totalmente inconstitucional, sem valor jurídico!

Diante de uma situação simples como essa, fica no ar a pergunta: onde está e o que faz a assessoria jurídica do Município? Será que desaprenderam a governar?

Como não teve sessão na última segunda-feira (19), a Prefeita ainda pode botar em votação, e caso seja aprovado ser sancionado e se tornar lei.

***********
Feriado
O feriado, conforme a Lei nº 605/49, garante aos trabalhadores em geral folga obrigatória, sem desconto na remuneração respectiva. No caso de atividades que permitem o trabalho em feriados, seja por previsão legal e/ou convencional, ou por autorização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o trabalho no dia de feriado gera o direito a novo pagamento do dia trabalhado, se não compensado oportunamente.

É como se o trabalhador estivesse vendendo a sua folga, assim como pode vender parte de suas férias (abono pecuniário do art. 143 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT).

Ponto Facultativo
Não há impedimentos para trabalhar em dia de ponto facultativo. Dessa forma, o empregador, conforme art. 2º da CLT, não tem a obrigação de liberar os funcionários da prestação do serviço, tendo essa dispensa, será mera liberalidade.

Assim, o trabalho pode ser exigido pelo patrão do empregado em datas qualificadas com o ponto facultativo, sem direito a receber qualquer remuneração especial, o que não é aceito de forma indiscriminada para o feriado.
Do http://www.contabilidadedf.com.br

Nenhum comentário: