quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Paróquia de Banzaê, 25 anos e V JPJ

Do Filho para a Mãe. O que foi visto e vivido neste domingo (20), é a prática da sublime frase que inspirou o filme "Maria, Filha do seu Filho, sobe direção de Fabrizio Costa. Entenda: A festa começou em frente à Igreja Senhor da Ascensão, na aldeia da Mirandela, igreja esta que foi construída há cerca de 400 anos por missionários jesuítas que catequizaram índios nessa região. Os jesuítas dedicaram essa Igreja ao Filho, com o título de Senhor da Ascenção, onde, hoje, tem por sua "mãe" a Igreja de Banzaê, dedicada a Nossa Senhora da Imaculada Conceição.



Fotos: PASCOM Banzaê

Depois ouvir as palavras do ex-cacique Lázaro e do cacique João, os caminheiros partiram para Banzaê realizando a V Jornada Paroquial da Juventude - JPJ -, e teve seu cume, com a celebração da Missa em ação de graças pelos 25 anos de evangelização da paróquia.

Na capela da comunidade de Lagoa Grande, os caminheiros fizeram uma parada para ouvir a pregação ministrada por Celio, que falou sobre o tão grande e maravilhoso mistério de um Deus tão grande, que se faz homem para morar, viver entre e sentir as dores humanas obedecendo ao plano salvífico do Pai, e disse sobre a importância de Nossa Senhora, que, por causa do seu SIM é que todos estavam ali, e por isso ela não é uma "mulher qualquer", como dizem alguns irmão de fé separados. E o mais interessante é que todos se portaram para ouvir, lembrou os ensinamentos de Cristo com povo sobre a relva, e sob a chuva que caía e o sol que vinha ao mesmo tempo e o povo não se dispersou diante das palavras que Célio proferia.

Ao chegar na comunidade da aldeia de Marcação, os caminheiros seguiram animados pelo Trio Elétrico Pancadão, e pelo ministério de música Emanuel até Banzaê onde foi celebrada Missa dos 25 anos. Na ocasião, Pe. João Nascimento (pároco local) lembrou a passagem de todos os padres que dera sua contribuição nesse projeto de Cristo, que suscitou no coração do então bispo D. Mário Zanetta, de instituir no dia 15 de agosto de 1992 (festa de Nossa Senhora da Assunção), a paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Banzaê), sendo o pároco até aquela ocasião, Pe. Emílio Ferreira Sobrinho (de Ribeira do Pombal, de onde Banzaê foi desmembrada), e assumiu o novo pároco, Pe. José Ramos Neves, até 1997. Daí vieram: Pe. Wilton Araújo (1997 a 2000); Pe. Mauro Bruscainnie e Pe. Adriano (2000 e 2001, como padres de transição) até a posse de Pe. Mário Gonella, de 2001 a 2013, e em janeiro de 2014, assumiu o atual padre - Pe. João Nascimento.

A festa contou com a presença e participação de vários paroquianos e de irmãos de outras paróquias: Ribeira do Pombal, Antas e Jeremoabo.

Nenhum comentário: