Findado o prazo para filiação de pretensos concorrentes ao legislativo no pleito de 2024, pode-se observar que em Banzaê terão cinco frentes para a eleição proporcional (vereadores).
De um lado, o grupo da Situação, liderado por Jailma Dnatas e seu esposo Marcão, coligarão os partidos PT (13) e PSD (55) com a chapa majoritária. Do outro lado, o grupo da Oposição, que tem Ramon como principal nome, também lançará duas frentes coligadas à majoritária com os partidos AGIR (36) e MDB (15).Em meio a essas duas agremiações, está o grupo do empresário Arnaldinho, que ainda não decidiu onde ficará, com PRD (25), que, ou se lançará com candidatura independente ou se coligará a um dos grupos maiores de Banzaê: Situação ou Oposição.
Para esse ano de 2024, algumas mudanças ocorreram na Lei 14.211/2021, que altera o Código Eleitoral e a Lei das Eleições (Lei 9.504/97), reduziu o limite de candidaturas, de 100% das cadeiras mais 1. Ou seja, para Banzaê será permitido um total de 10 vagas concorrente em cada partido. Lembrando que dessas, 30%, no mínimo, deverá ser preenchidas com o sexo oposto da maioria. Assim, em Banzaê poderá ter até 50 candidatos e candidatas concorrendo em 2024, tendo em vista que será cinco partidos políticos na disputa. Esse poderá ser o maior número de candidaturas já registrado na história do Município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário