Por Josivan Ribeiro / josiwahn@hotmail.com
Por que a questão sobre meio ambiente ainda não é algo de curricular nas escolas e na vida das pessoas? Por que tanta gente ainda faz pouco caso de uma situação como essa? será que a vida, seja ela qual for, é menos importante qualquer indicador social? Será que os projetos e convênios só tem sentidos e importâncias se retornarem como receita para o município. Será que podemos elabora, aprovar e sancionar projetos sem ter a vida no planeta?
Em nosso município (e praticamente em toda a região), o assunto sobre Meio Ambiente parece não ter muita importância. Parece que o assunto só importante quando se torna caso de justiça, então apelamos ao Ministério Público e demais órgão de justiça que apliquem uma injeção de "interesse e responsabilidade" com relçação ao meio ambiente.
Pelas atitudes que tiveram no ano passado, ficou mais do que claro que assunto dessa linha não é muito priorizado no município e, praticamente, em toda a região.
Em 2009, com muito esforço e trabalho conseguimos um espaço na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Banzaê para falar um pouco do assunto e mostrar uma parte da realidade de Banzaê no que diz respeito à questão ambiental. Mesmo assim, já nos sentimos satisfeitos - não o bastante - com a concessão do Presidente do Legislativo de Banzaê, o Sr. Edson Passos Brito.
Foi solicitado à Casa uma sessão extraordinária para trabalhar o tão importante assunto, mas alegaram que era difícil por causa da jornada de trabalho deles, pois teriam que se reunir dois dias na semana (na segunda-feira, como de costume, e na sexta-feira (0806/2009), uma extraordinária) em favor do meio ambiente.
O Evento contou com a participação de Nonato Melo (nosso colaborador), da Deputada Fátima Nunes (PT), dos vereadores (não todos), poucos membros da sociedade civil e pouquíssimos membros do executivo e secretariado do município.
Notamos que a iniciativa não agradou a muitos. Talvez tenha sido por isso que não foi tão divulgado e participado. O motivo - quem sabe - pode ter sido por causa do conteúdo que foi mostrado que causou espanto em todos que estavam presente pois não sabiam se aquelas fotos era uma realidade de Banzaê: lixão, pessoas já se alimentando do que seria lixo de algumas.
Esse ano, não se falou em nada relacionado ao assunto. Até porque o tempo é mais curto, pois precisa-se correr "atrás" da bola, pois estamos em época de Copa do Mundo; e mais ainda, é ano de eleições nacional, precisa-se ajeitar a situação política dos candidatos que serão apoiados. E a vida!? A vida espera mais um pouco pra ver se sobra um tempo para ela, e assim cada um vive do jeito que pode.
Nenhum comentário:
Postar um comentário