Os selecionados vão atuar na democratização do acesso ao livro, por meio de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias, criação de clubes de leitura e saraus literários abertos para as comunidades. Cada agente de leitura receberá um kit contendo 100 livros, uma mochila, uniforme, uma bicicleta e uma bolsa complementação de renda no valor mensal de R$ 350 durante o período de um ano, além da capacitação de 196 horas/aulas.
Com dedicação de 25 horas semanais, atendendo a 25 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, desenvolvendo atividades de mediadores literários, os agentes estarão integrados às bibliotecas públicas municipais, escolares, aos Pontos de Leitura e Pontos de Cultura.
As bolsas serão prioritariamente destinadas às pessoas que estejam enquadradas abaixo da linha de pobreza. O processo seletivo consistirá de análise documental de caráter eliminatório, prova escrita e oral de caráter eliminatório e classificatório, análise curricular e entrevista de caráter classificatório.
As localidades onde os agentes atuarão são as identificadas segundo critérios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), definido pela Unesco/ONU, e de baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), definido pelo Ministério da Educação.
As inscrições serão realizadas na sede da Fundação Pedro Calmon, localizada na Avenida Sete de Setembro, nº 282, 7º andar, sala 709, Edifício Brasilgás, Centro, Salvador/Bahia e Caixa Postal nº 2505, CEP: 40060-001, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 14 às17h ou enviadas via Correios ou serviço similar de entrega, com Aviso de Recebimento (A.R.). Mais informações no
Com informações da Redação Notícias do Sertão
Nenhum comentário:
Postar um comentário